Qualidade de Vida x Custo de Vida

Atenção! Este é um post antigo, fatos e informações podem estar defasados.

Reportagem do jornal Métro

Reportagem do jornal Métro

Uma reportagem de hoje no Jornal Métro me fez refletir sobre a relação entre qualidade de vida e custo de vida. A reportagem relata a posição das cidades canadenses, principalmente Montreal, no ranking das cidades mais caras para se viver. A pesquisa inclui 143 cidades do mundo, e Montreal figura na 103ª posição, entre as 50 cidades com menor custo de vida da lista. Isso me fez lembrar que a Mercer também tem um ranking de qualidade de vida o que nos daria uma visão da relação entre custo de vida e qualidade de vida.

No ranking de qualidade de vida Montreal emplaca a 22ª posição, logo acima de cidades como Nurnemberg e Oslo e logo abaixo de cidades como Perth (Austrália) e Estocolmo. É interessante notar que outras cidades canadenses estão ainda mais alto no ranking, Toronto e Ottawa em 15º e 16º e Vancouver em 4º lugar. A pior cidade canadense listada é Calgary em 26º e está acima de todas as cidades dos Estados Unidos.

E o nosso amado Brasil? Brasília, Rio, São Paulo e Manaus estão na lista com o ranking 105, 117, 118, 130 respectivamente.  O maior problema é que, segundo a metodologia da Mercer, as cidades brasileira representam um alto custo de vida. São Paulo é a 72ª cidade mais cara no ranking e em 2008 era a 25ª por causa do baixo valor do dólar.

Se as cidades européias esbanjam qualidade de vida – Viena (1º), Zurique (2º) e Genebra(3º)  – por outro lado também estão entre as mais caras – Viena (21º), Zurique (6º) e Genebra(4º). Já as cidades canadenses conseguem aliar o alto índice de qualidade de vida e um baixo custo de vida. Toronto, a cidade mais cara do Canadá aparece em 85º lugar no ranking, e Ottawa em apenas na 121ª posição, com custo de vida menores que Rio e São Paulo.

Pode-se considerar que a pesquisa de custo de vida sofre a influência do câmbio – o que é verdade – e que qualidade de vida é subjetiva – também é verdade. Mas essas pesquisas são uma excelente maneira, baseada em números, de explicar porque mudar para o Canadá.

Para saber mais sobre as pesquisas de qualidade e custo de vida

Mercer

3 opiniões sobre “Qualidade de Vida x Custo de Vida

  1. Sandro,

    Quer saber de uma coisa? Seu blog é simplesmente sensacional! Tou pra ver mais qualidade de informação que essas que você deixa por aqui!

    Bravo! Continue assim que a comunidade de blogueiros imigrantes agradece! Só temos a ganhar com isso.

    Abraço!

  2. ótimo post, como sempre. thiago está certo: não sei como vocês conseguem se virar por aí e ainda compartilhar informações e experiências.
    essa coisa de qualidade x custo é subjetiva, mesmo. de todo modo, muitos topam altos custos para sobreviver se isso incluir muita qualidade. acho que é pelo que prezamos, não?

    ps: triste, aqui no rio estou cada vez mais cercada de violência. pessoas queridas, conhecidos, etc, todos passando por assaltos e situações de estresse. esta linda cidade já não é mais factível!

  3. Com certeza! Canadá vem como primeira opção exatamente pq alia qualidade de vida com custo de vida ‘aceitável’

    Infelizmente aqui não temos nem um, nem outro…

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK