Mais impressões de Montreal

Xadrez gigante na praça

Xadrez gigante na praça

Ainda estou tentando entender as diferenças e semelhanças entre viver em Montreal e viver em alguma outra cidade brasileira. Esse é um post com três fatos que fizeram refletir sobre o comportamento dos Quebequenses.

Xadrez gigante

Aqui no centro, não muito longe do local onde eu trabalho têm alguns tabuleiros gigantes de xadrez. Mais do que um elemento decorativo, eu vejo um exemplo de como funciona a cultura local. O que salta aos meus olhos:

  • As pessoas na rua realmente param para jogar xadrez; como esse jogo (que é para poucos) ficou popular por aqui? Aprenderam na escola? No Brasil o xadrez mais popular é aquele também conhecido como xilindró;
  • Ninguém rouba, vandaliza ou destrói as peças gigantes de xadrez;
  • Não sei de quem foi a iniciativa de colocar esses tabuleiros mas além de ser útil aos enxadristas eles conferem certa graça à praça;
The secret plate

The secret plate

The secret plate

Um dia desses, eu estava na cozinha na firma onde trabalho lavando um cacho de uvas – conforme o costume alimentar local – e peguei um prato descartável na pilha que fica a nossa disposição. Foi quando percebi uma curiosa inscrição:  “Congratulations! You found the secret plate!”. Foi inesperado e engraçado. E me fez perceber que as pessoas aqui também tem senso de humor. Não é exagerado como o do brasileiro, é sutil e meio britânico, mas é cool.

Bixi

Alugue sua Bixicleta

Alugue sua Bixicleta

Além de não comer as mesmas besteiras que os vizinhos do sul os quebequenses são menos sedentários. Quase todo mundo usa a sua bicicleta – ou patins, ou skate – enquanto o clima permite. Baseado nisso o sistema de aluguel de bicicletas BIXI, fez um enorme sucesso por aqui. Estão disponíveis bicicletas bem fortes, feitas em alumínio, com três marchas e freios a tambor. Elas estão espelhadas pela cidade em estações eletrônicas onde você pode pagar por um dia de locação (5$) com seu cartão de crédito, ou usar sua chave eletrônica se você fizer assinatura mensal ou anual. A ideia é que você pegue a bicicleta e a devolva em outra estação, deixando disponível para outra pessoa.

2 opiniões sobre “Mais impressões de Montreal

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK