Cuidado ao dirigir, estacionar…

Hoje aconteceu uma coisa comigo: caí numa blitz policial.

Placa que diz que é proibido virar a esquerda

Placa que diz que é proibido virar a esquerda

Estava eu levando meu pimpolho pra garderie quando de repente, um guarda de blitz me mandou enconstar, me senti num daqueles filmes americanos….ele me disse que eu tinha feito conversão proibida à esquerda, pediu minha carteira, depois o documento do carro e pediu a apólice de seguro do veículo…apólice de seguro do veículo??

Sim, aí que o bicho pegou. Não tava comigo, afinal esse documento fica em casa guardadinho na gaveta não é?

NÃAAOOO e foi aí que eu descobri, aqui o porte da apólice é obrigatório. Muito educado, o policial disse que não ia levar muito tempo, enquanto olhava o bebê no banco de trás…

Depois de cinco minutos ele volta, com meus documentos em mãos e um baita bilhetão junto…descobri como é a multa daqui. Ele disse: Madame, o caso é o seguinte, você virou onde não podia mas eu vou desconsiderar isso e vou te multar apenas por não estar com a apólice do seguro..então aqui está sua multa de $52 ao invés da de $152 pela conversão proibida. Sorri de orelha a orelha agradecendo a piedade e perguntei pra ele –  moço mas aqui sempre foi proibido virar? Ele me disse que na placa diz que é obrigatório ir em frente das 7h00 às 9h00 de segunda à sexta-feira.

Bom o prejuízo foi grande, mas isso é apenas o começo.

Placa típica de proibido estacionar

Placa típica de proibido estacionar

A cidade está cheia de placas de orientação para estacionamento, milhares de placas de permitido estacionar, de proibido estacionar, permitido estacionar apenas alguns dias da semana, permitido estacionar somente com selo da região pra morador da rua ou ainda proibido estacionar das 8h00 às 9h00 de segunda e quinta-feira…vejam o requinte de crueldade…é sério, existe mesmo.

Voltando do incidente com o policial, deixei o pimpolho na escolinha e de volta pra casa, não tinha vaga na minha rua, ok vou pra rua do lado que é sem saída e sempre tem vaga. Achei um lugarzinho entre dois carros parados e lá fiz minha balisa. Olhei as ditas placas, vi uma plaquinha sinalizando proibido na parte da frente do quarteirão mas não onde eu parei, viva, até foi fácil. Quando voltei pro carro pra ir buscar o nenê adivinha? Um lindo bilhete no pára-brisa..mais um presente de $42.

Não me lembro de ter ficado tão fula desde que me mudei pra cá. Tinha um placa que eu não vi porque uma árvore cobriu com as folhas, em cima da placa de proibido mais à frente. Acontece nas melhores famílias ou com os míopes como eu.

Dicas pros que vierem depois:

  • Preste muita atenção aonde você vai estacionar e faça um cursinho pra entender as placas
  • Tenha sempre moedas na carteira vc pode precisar de um parquimetro, o preço deles varia de um dólar por hora até três dólares por hora, de acordo com a proximidade do centro da cidade ou movimento da avenida e o máximo que vc pode ficar na vaga é duas horas e meia.
  • Tenha sempre calçados confortáveis nos pés pois mesmo de carro talvez voce precise caminhar bastante pra achar um lugar pra por seu carro
  • As multas aqui também pontuam sua carteira de motorista e podem variar de $30 á $300.
  • Não existe placa de proibido virar, existe placa dizendo onde vc deve ir, portanto não espera a placa vermelhona na esquina, fique esperto com as setas verdes e se tiver horário embaixo delas preste atenção.

3 opiniões sobre “Cuidado ao dirigir, estacionar…

    • Fala Robson! Você por aqui?

      Tem algumas semelhanças:

      • Parquímetro no lugar do Estar (Zona azul para os paulistas)
      • Polícia no lugar dos agentes do diretran (CET para os paulistas)
      • Radar fotográfico aqui ainda em implantação
      • No verso do papel da multa tem um formulário para recorrer

      E diferenças:

      • Que eu saiba aqui não existe cota de multas por agente, como tem em Curitiba e SP
      • Aqui não tem empresas privadas recebendo parte do valor da multa, como acontece nos contratos de radares no Brasil
      • Se você for multado e apresentar um recurso, você comparecerá perante o juiz para se defender, e ele confirmará ou anulará a multa na hora explicando a sua decisão, bem mais transparente.

      Um abraço aos curitibanos,

      Sandro.

  1. Sandro,

    Tem cota sim, fiz um treinamento com os policiais da cidade, e descobri a pressão que eles sofrem para gerar receita, (ou seja para pagar seu próprio salário).
    Muitos policiais aliviam nas multas mais complicadas, (aquelas que os motoristas podem recorrer mais facilmente), saindo daí é multa certa, recorrer é algo que deve ser bem pensado, pois normalmente se você recorrer na corte, e perder paga dobrado.

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