Porque de graça é mais gostoso

Diploma financiado pelo Ministério da Educação do Quebec

Diploma financiado pelo Ministério da Educação do Quebec

Vou relatar aqui como conheci e me inscrevi num curso superior de Francês (Certificat en Français Langue Seconde) e o que fazer pra obter a bolsa de estudos, se for o seu caso.

Hoje recebi o meu certificado de garantia da Universidade, que nada mais é um contrato do Ministério da Educação autorizando um dos quatro banco estatais a depositar minha bolsa de estudos em conta. Depois de um caminho que começou em junho, tudo terminou bem.

Minhas aulas vão começar dia 15 de setembro, o boleto de pagamento da primeira mensalidade chegou e o dinheiro vai estar na conta antes da primeira aula. Tudo funciona como um reloginho nesse país.

Lá por junho uma amiga me disse que haveria uma palestra pra interessedos no curso citado e que só pode fazer o curso quem vai a palestra, eu me interessei pela segunda coisa que ela mencionou, o curso pode ser feito com bolsa de estudos do governo. Chegamos lá e ouvimos a palestra dizendo que esse curso não é voltado pra quem somente quer fazer francês, pois existem inúmeros CEGEPs pra isso. O curso é pra quem quer uma imersão na língua, pra quem quer continuar os estudos em francês na universidade pra um mestrado, pra quem quer proficiência e é voltado pra não francofonos. Ok, meu caso.

O custo do programa é de $368 por crédito (matéria) pra portadores de Residência Permanente/cidadãos e $689 pra os reles mortais. Você pode solicitar bolsa de estudos quando vc é estudante em período integral, esse curso especificamente é considerado meio período, porém se você é mãe de filhos com menos de cinco anos você pode pedir a bolsa de período integral mesmo estudando meio período. Esse governo é uma mãe!

Ok, nessas condições topei. Fiz a escolha do curso, paguei a matrícula de $100, fiz matrícula e só daí pude pedir a bolsa. Fui no departamento de Empréstimos e Bolsas (prêts et bourses), peguei um caderninho de demanda de bolsa e trouxe pra casa. Você tem acesso via internet mas achei no papel melhor. Preenchi, anexei dois documentos pra provar que meus filhos existem e eu também e coloquei no correio. O prazo pra resposta chegar é de oito semanas, o meu chegou em quatro. Aprovado. Não é sempre que vc tem essa ajuda de receber $12000 pra estudar duas sessões, praticamente 9 meses, indo três vezes por semana à noite estudar e ter o dia livre pra cuidar da casa, das crianças, fazer mercado, levar e buscar pessoalmente os filhos na escola… é um privilégio, tem gente que trabalhando não recebe isso.

Depois de aprovada a bolsa a gente tem que esperar a primeira semana do mês que a aula começa pra pegar o contrato do governo que autoriza o banco a te depositar o dinheiro. O montante é aprovado por ano, mas o depósito é divido em meses, como um salário. Depois do contrato entregue no banco, o prazo para o primeiro depósito na conta é de 2 a 3 dias úteis. Os valores de bolsa são calculados individualmente de acordo com situação econômica do ano anterior, mesmo sendo dados do Brasil, conta a renda anual que vc declarou quando entrou no país. Depende também se você tem filhos pois isso aumenta a possibilidade de aprovação.

Demorado, porém nada complicado. Para mim Deus têm cuidado demais da gente e eu só tenho a agradecer.

Rumo aos livros e cadernos e lá vou eu junto com a molecada pra faculdade, feliz da vida.

Dicas pros que vierem depois:

  • Fique de orelha em pé quando seus amigos derem dicas de palestras e cursos
  • Consulte regularmente os sites de universidade que vc tem interesse, normalmente as informação de inscrição e a própria  inscrição acontecem muito cedo, bem antes da temporada de estudo começar, uns dois meses antes.
  • As informações sobre empréstimos e bolsas não estão estampadas e visíveis, mas elas existem e cada universidade tem o departamento específico, vá atrás porque tem muito incentivo, inclusive pra mestrado ou doutorado.

9 opiniões sobre “Porque de graça é mais gostoso

  1. excelente post, querida. parabéns pela conquista!! vai falar francês melhor que muito québecois!

    tenho total interesse em coisas do gênero, especialmente cursos de francês/inglês e/ou tradução noturnos. não pretendo pleitear bolsa por não ter filhos e poder trabalhar durante o meu dia.

    estava de olho em um na mcgill e um na concordia. e esse seu, onde é?

  2. Nossa que legal!
    Isso muito me interessa, pois eu estou mesmo nessa categoria de “quem quer uma imersão na língua, pra quem quer continuar os estudos em francês na universidade pra um mestrado, pra quem quer proficiência e é voltado pra não francofonos”.
    Quando for a minha vez, vou ficar de olho nessas palestras!
    Vc se importa se eu perguntar qual é a universidade?
    Abraços,

    Lely

  3. Oi Adriana,
    estou lendo o blog d vcs. Estamos nos preparando p imigrar no prox ano. Li seu post, eu quero estudar Superior Iglês como segunda língua, tu sabe me dizer se tem o mesmo sistema de bolsa?
    Abração, que Deus continue abençoando vcs aí!
    Deisi.

  4. Adriana,

    Boa tarde!
    Excelente post inclusive, eu estava procurando este assunto qdo. veio o seu blog.
    Estarei indo p/ Montréal em abril/2010 com a família.
    Sou formada em secretariado executivo e um curso desses vai dar um “up” na minha função.
    Vc poderia dar mais detalhes a respeito, se puder?

    Agradeço,
    * Aguardo um retorno se for possível,
    Atc., Luciana.

  5. Oi!
    Sou a Louise e pretendo imigrar em maio. Primeiramente Parabéns pelos posts!
    Além de escrever bem vc nos ajuda muito!
    Espero que continue escrevendo. Poderia me informar algo mais sobre este programa?
    Qual faculdade vc optou e qual a duração? É obrigatorio ingressar na faculdade depois?
    Muito obrigada desde já!

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK