Mudando de casa no estilo caramujo

Furgão

"Faça você mesmo"

Dia 1º de julho é o dia do Canadá, feriado em todo país. Mas no Quebec também é o dia da mudança, não sei se isso é um tipo de provocação com o resto do país, uma vez que a festa  nacional (do Quebec) é uma semana antes no dia 24 de junho. Embora a maioria dos contratos de aluguel comecem e terminem no dia 1º de julho, muitos resolvem fugir dessa data por causa da confusão que gera.

Confuso ou não, resolvemos nos mudar nessa data. A idéia era ter mais opções de imóvel uma vez que começamos a procurar com vários meses de antecedência, e deu certo. Encontramos um apartamento como queríamos, não muito longe do endereço antigo e com elevador e garagem.  E eu espero que o chauffage do novo ap não quebre no meio do inverno como o anterior.

Com a casa nas costas

O grande desafio da mudança foi carregar a casa nas costas. Imagine a quantidade de pessoas se mudando no mesmo dia, agora imagine o número de companhias de mudança. É claro que quando a oferta é menor que a procura o preço sobe, o que era caro ficou proibitivo. Mas aqui poucos recorrem a companhias de mudança, o chic aqui é alugar um caminhão e carregar vc mesmo a sua trouxa.

Como isso funciona:

  • Alugue um caminhão ou furgão em locadoras como Discount ou U-Haul;
  • Convoque os amigos para ajudar – não esqueça de convidá-los depois para um social na casa nova (estamos devendo ainda);
  • Colha caixas de papelão em lojas e mercados – plástico bolha pode ser comprado no Walmart ou o Bureau en Gros.
  • Comece a encaixotar as coisas algumas semanas antes;
  • Prepare os músculos das pernas, dos braços e das costas;

Para ajudar tomamos uma decisão acertada, pedi um dia de folga no trabalho para fazer a mudança no dia 30 de junho. O problema é que muitos amigos estavam estudando ou trabalhando. Mas não faltaram mãos ajudadoras.

Furgão da Discount

Espaço interno

Espaço interno

A minha opção de locadora foi a Discount. Aluguei um furgão com muuuuita antecedência, para o dia 30 de junho, pois o preço era bem mais barato. Saiu por 60$ incluindo o seguro e as taxas, para o período de 7h30 as 16h30. E devolução nesse horário era obrigatória pois eles alugam o furgão para o período da noite tb. A multa por entrega em atraso era de 90$ por hora!

É preciso dizer que se a mudança fosse no famigerado 1º de julho, o aluguel subiria para 99$ mais impostos e taxas por um período de apenas 4 horas.

O preço do caminhão e do furgão é bem parecido, mas eu preferi o furgão por ser mais fácil de dirigir, com câmbio automático, direção hidráulica e ar condicionado. Para facilitar o acesso o furgão tem portas atrás e na lateral. O espaço é excelente, mais mesmo assim foram necessárias 4 viagens e mais algumas de carro no dia seguinte. Felizmente a distância entre a velha e a nova casa é de apenas 1,5kms.

Surpresas boas e más

Bagunça

Bagunça

Quando chegamos no apartamento novo, encontramos algumas surpresas. Apesar de termos combinado que mudaríamos um dia antes, havia pessoas trabalhando na casa. Os armários da cozinha estavam sem as portas e  o pessoal ainda trabalhava no encanamento do banheiro, que ainda não tinha vaso sanitário instalado. Na verdade apenas a sala estava 100%.

Devido ao tempo de cura do silicone aplicado como vedante na banheira e no vaso, o banheiro não poderia ser usado nas próximas 24h. É claro que não fizemos cerimônia e fomos dormir na casa dos amigos. E deixamos todas as coisas empilhadas na sala.

A boa notícia, que compensou todos os percalços, é que a cozinha conta com uma lava-louças novinha. No bail contava apenas a geladeira e o fogão, mas essa surpresa foi simplesmente nota dez.

Dicas para os que vierem depois

  • Embora muitos contratos de aluguel comecem e terminem em 1º de julho, é possível e recomendável assinar um contrato em outra data, evita o engarrafamento de caminhões de mudança;
  • Os serviços de acesso à Internet (Bell) e tv a cabo (Videotron) fazem a troca de endereços rapidamente. Ficamos 1 dia sem TV e nenhum dia sem internet, mas é claro que notificamos as empresas com antecedência;
  • No Quebec, a carteira de motorista normal – classe 5 – permite dirigir veículos de até 4.500 kg o que inclui pequenos caminhões de dois eixos;
  • Dia 1º de julho também é dia de jogar as coisas fora. É incrível o número de coisas ainda em bom estado que se pode encontrar jogadas na rua: como microondas, sofás, luminárias e TVs;
  • Na hora de carregar o sofá é que agente percebe o valor de um amigo – só não esqueça que eles também se mudam;

4 opiniões sobre “Mudando de casa no estilo caramujo

  1. oi Sandro,
    parabens pelo novo apartamento. realmente o dia 1 eh muito doido, vimos pela primeira vez e mesmo aqui na Ville de Québec é uma correira pra cima e pra baixo de gente/carro/caminhao… até carrinho de mao eu vi sendo usado hahaha (uma vizinha aqui do meu predio mudo pro predio na outra esquina)

    abraço…

  2. Sandro,
    Td bom? Incrível o seu relado sobre a mudança. PARABÉNS pelo apê novo!
    Por mais q eu tente não consigo imaginar o caos q ficam as cidades com tanta gente se mudando no mesmo dia. É uma ideia legal mas meio lusitana… ahahaha! Mas essa manobra de começar uns dias antes é uma grande solução. Vou anotar tds as suas dicas pra qdo chegar a nossa vez!

    Um forte abraço!

  3. Adorei a matéria sobre mudança. sempre leio o blog de vcs….logo estarei ai e o blog ja esta me ajudando muito.
    Beijos e felicidades na nova casa.

  4. Boa sorte na casa nova!
    Até agora conseguimos escapar dessa data fatídica e temos aproveitado para comemorar o Canada Day!
    Fica a dica para seu próximo ano:Ottawa dia 1º de julho! é muito bom!!!

    Abçs!

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK