O verão – parte 1

Previsão do tempo

Previsão do tempo

Anteriormente escrevi uma série sobre o inverno e o lado sombrio das terras geladas do Quebec. Agora vou iniciar uma série sobre o lado quente das terras do norte. Sim! Aqui também faz calor. E as vezes até demais.

A cidade de Montreal se transforma no verão, quando acontecem vários festivais, shows, festas e passeios. A maior parte dos parques de diversões e zôos funcionam apenas no verão e, obviamente, os parques aquáticos só abrem nessa época. É também a época de férias escolares e o muitos profissionais tiram folga nesse período.

Pessoas girassóis

Assim como o girassol fica sempre voltado para o sol, existe uma fixação geral dos quebequenses em relação ao calor e ao sol. Todos querem sair ao ar livre sempre que possível. Mesmo no centro, as pessoas se esticam lotem as praças no horário do almoço para aproveitar o verão. Muitos almoçam por lá mesmo, aproveitando o momento para pegar sol. Após o horário comercial, muitos aproveitam que o sol se põe depois das oito e saem para parques e áreas verdes.

A situação chega ao ponto de vc não combinar nada com os amigos em casa. As pessoas preferem se encontrar em algum parque, ou praça, etc. Isso acontece também entre os brasileiros que logo percebem a lógica desse comportamento típico dos “nativos”.  Já saquei como as coisas funcionam e sempre que posso ando ao ar livre, deixe as passagens subterrâneas pro inverno.

Canicule

Canicule

Canicule

Essa é uma palavra bem interessante usada por aqui –  em português seria canícula. Esse é o nome dado a um período de 3 ou mais dias consecutivos com a temperatura alcançando ou passando os 30 graus. Geralmente o calor é acompanhado de muita umidade o que eleva a sensação térmica.

Nesse verão tivemos vários dias de calor agradável, muito sol e duas canicules, uma pode ser vista no gráfico ao lado.

Outra expressão típica daqui é o “été indien” ou verão dos índios – que na verdade acontece geralmente no outono – e é um período de 3 dias a uma semana, onde a temperatura sobe do zero de volta a uns 20 e poucos graus. É o último respiro antes de um longo mergulho na estação gelada.

Frio? Que Frio?

Em primeiro lugar é bom esclarecer, o que é o calor em Montreal. Como a cidade fica numa ilha entre dois braços do Rio Saint-Lourent, a umidade é sempre alta aumentando a sensação térmica. Durante alguns dias do verão a temperatura sentida pode chegar a 45º, o que realmente aconteceu algumas semana atrás.

Como as casas e apartamentos são preparados para o inverno o calor fica retido dentro e é insuportável ficar em casa. Alguns amigos brasileiros compraram seu primeiro aparelho de ar condicionado aqui no Canadá, sendo que nunca tiveram um no Brasil!

O lado ruim desse período quete e festivo é que dura pouco!

O que fazer no verão

Os próximos posts serão sobre dicas do que fazer no verão quebequense. São muitas atividades possíveis, então vou comentar aquelas que a nossa família escolheu fazer. Algumas dos assuntos que pretendo abordar:

  • Passeios na própria cidade de Montreal;
  • Festivais de Montréal no verão;
  • Passeio ao Parc Safari;
  • Passeio ao Zoo Gramby;
  • Dicas para se refrescar no verão;

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK