Seja previdente e ganhe tempo

Essa semana estava conversando com uma amiga que é Fisioterapeuta, mas que não trabalha na área pois está aguardando vaga na Universidade pra começar a equivalência de diploma. A espera vai ser longa, dois anos na lista pra começar o curso e mais dois anos de estudo, vale a pena pra quem ama o que escolheu por profissão.

Mas a minha amiga me contou que conheceu um rapaz brasileiro essa semana que está muito contente aqui em Montreal e que vai esperar só seis meses pra fazer o mesmo curso que ela na Universidade. Ahn?? Foi minha pergunta….

Sim, o moço traduziu os documentos e fez pedido de equivalência na Universidade ainda antes de fazer a entrevista de imigração lá no Brasil. Eu não imaginava que podia fazer isso, mas bem, ele conseguiu economizar um tempão sendo previdente, fica a dica pra quem tem que voltar pros bancos da unversidade pra validar diploma.

Aliás o moço do exemplo é muito esperto, já que não pode trabalhar como fisio sem a validação, tratou logo de procurar emprego como auxiliar de fisio, assim que chegou do Brasil,  já tinha uma entrevista e logo arrumou emprego. Enquanto a média em Montreal é 12 dólares por hora, ele ainda conseguiu negociar pra começar com 15, simplesmente argumentando que ele era bom no que fazia e nao ia trabalhar por menos, não é que funcionou!!

Claro que a experiência, saber se vender e ainda por cima se vender em dois idomas faz  diferença, mas valeu o exemplo de garra do menino não!

Vamos lá amigos, vamos lutar pelo que faz a gente feliz, talvez a estrada seja meio longa, mas tudo bem, vamos curtindo a paisagem! Força na luta e boa sorte pra minha amiga fisioterapeuta!

11 opiniões sobre “Seja previdente e ganhe tempo

  1. Olá Adriana,

    Minha esposa é fisioterapeuta e quando eu mostrei seu post para ela nós dois ficamos na dúvida sobre o que você quis dizer com equivalência… Quando se referiu sobre equivalência você quis dizer equivalência do diploma para a Ordem ou equivalência do diploma na universidade para poder cursar novamente o bacharelado de fisioterapia?? Desde já agradecemos pela dica sobre ser previdente.
    Abs.

    Ventura

    • Para entrar na ordem ela precisa cursar algumas matérias complementares que não fazem parte do currículo de fisioterapia no Brasil. Existe um curso na universidade concebido exatamente para complementar o curso feito no exterior, mas as vagas são poucas. Na UdM são apenas 10 vagas por ano e existe uma fila de espera de 2 anos. A outra opção seria a McGill mas o curso é em inglês.

      Sugiro entrar em contato com a Ordem e/ou com universidades desde já.

  2. Boa sorte pra sua amiga e boa sorte pra tds nós q procuramos nos estabelecer no mercado de trabalho da melhor maneira possível. Uma chance é o q tds precisam… Na semana passada comecei a me aprofundar nos assuntos relacionados a emprego e não fiquei tão empolgado assim, mas acho q com algum esforço e melhor preparado posso me arranjar em 6 meses, no máximo. Vou continuar minhas pesquisas… e ter fé! Tbm ajuda um bocado!

  3. Caraca, parabéns pro previdente! Minha opinião muito sincera, e talvez até muito crítica, é que fisioterapeuta tem pouquíssimas chances de se dar bem no Brasil.

    Se em Montreal a média é de 12,00 dólares canadenses a hora, pra assistente, imagina pro fisioterapeuta? Tem que migrar pro Canadá mesmo!

  4. Olá Adriana! sou fisioterapeuta e estou imigrando para Montréal em abril. achei muito boas tuas colocações e gostaria muito de poder começar os procedimentos aqui no Brasil já. porém, eles exigem traduçao certificada dos documentos. existe algum tradutor certificado pelo Québec no Brasil? achei que não houvesse..tenho endereços de tradutores ali em Montréal apenas. se pudesse me dar algumas informaçoes, seria muito grato!
    abraço

  5. Olá Adriana
    Sou estudante de Fisioterapia e estou no 3° ano da faculdade e gostaria de saber se eu já consigo entrar na fila de espera,restam 2 anos de curso, que também é o prazo de espera.Existe essa possibilidade?
    Inicie um curso de inglês e francês para facilitar as coisas…
    Outra pergunta
    Essa equivalência do diploma é obrigatória para todo o Canadá ou apenas para montreal?
    Filipe Carvalho

  6. Gente tenho muitas duvidas em relaçao ao curso de fisioterapia, ja comecei meu projeto de imigrar a quebec, ja tenho ingles e espanhol, agora estou começando frances, a questao é que ainda estou cursando fisioterapia na bolivia e aqui tenho a opçao de terminar em 3 anos com diploma de tecnologo em fisioterapia, ou em 4 anos licenciatura. qual seria a melhor opçao pra ir pro quebec? é melhor ir com maestria ou fazer lá mesmo? tenho medo de esperar demais ( uns 2 ou 3 anos mais)pra ficar me especializando e depois lá ter que estudar tudo de novo. Entao penso se nao é melhor esse tempo refazer o curso lá? por favor me ajudem agradeceria muito a colaboraçao de quem puder me dar uma orientaçao.

  7. Olá Adriana, o que é necessário para trabalhar como assistente de fisioterapia ai no quebec? Precisa da OPPQ para terapeuta em reabilitação física, ou ja é outra forma de ingressar?

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK