O verão – parte 5 – Festivais em Montreal

Boneco gigante

Boneco gigante

Montreal é uma cidade festeira. É conhecida mundialmente pelos vários eventos dentre os quais se destacam o Festival de Jazz, o GP de Fórmula 1, o campeonato de Fogos de Artifício  e o festival Just Pour Rire. Várias outras coisas acontecem na cidade, principalmente no verão. Shows musicais, festas para as crianças, festas étnicas e por aí vai.

Dos principais eventos desse ano, o que aproveitamos melhor foi o Just Pour Rire. Esse festival enfoca várias manifestações artísticas ligadas ao teatro e a cultura circense. Isso quer dizer que existe desde shows de comediantes famosos em teatros ($$$) até gente andando pela rua vestido de algum personagem. Mas não para por aí. Como é difícil explicar vou me esforçar em relatar.

Festival Just Pour Rire

Fomos no final da tarde onde as coisas começam a acontecer. Fomos de metro porque não existe como estacionar no centro, independente de haver algum evento. Descemos no Metro Place des Arts e saímos exatamente dentro do festival. Logo na saída do metro já havia alguns palcos com pessoas fazendo seus números. Pelo caminho passamos por atrações simples, como alguns quiosques para maquiar e vestir as crianças como personagens de cinema: oOs meninos eram devidamente disfarçados de Charles Chaplin e as meninas de alguma atriz dos anos 40 ou 50 – desculpe me mas não consegui identificar.

Espetáculo dos caras pendurados

Espetáculo dos caras pendurados

Nós passamos reto por essas atrações, desviando da roda da fortuna e do High striker – aquele brinquedo que vc mede sua força usando uma marreta – tiramos algumas fotos nos espelhos mágicos, e paramos para ver uma dona que cantava e contava uma histórias africanas sem pé nem cabeça. Chegamos até um local onde tinha outras atrações: um show acrobático com bicicletas, um grupo que dançava vestido de robôs, um show de mágica e estranhos personagens em pernas de pau.

Ainda deu tempo de assistir à apresentação do homem bala. Estranhamente esse quadro é chamado de homme-canon em francês, o que não faz sentido pois o sujeito faz o papel de bala, o canhão fica lá parado. O vídeo do salto está logo abaixo. Assistimos por último uma apresentação de um grupo que fez um espetáculo de dança no ar, uma coisa muito louca que talvez as fotos – no fim do post – consigam explicar.

Artistas de rua

Mesmo fora dos grandes festivais, é possível ver a alegria mambembe da cidade de Montreal em apresentações de artistas de rua. O vídeo abaixo mostra um destes artista se apresentando na velha Montreal. A coisa é bem para inglês ver – ou seria para americano ver? – mas é interessante e divertido.

 

Festival de fogos de artifício

Festival de Fogos

Festival de Fogos

Outra grande grande atração do verão me Montreal é o Festival – ou copa do mundo – de Fogos  de Artifício. A cada sábado a noite um país ou região é representado num espetáculo de fogos de artifício sincronizados com um fundo musical.

Vc pode usar um rádio para acompanhar a música enquanto assiste os mais modernos arranjos de fogos de artifício. Vc pode pagar o ingresso para assitir de perto – no parque la Ronde. Mas pode também sentar-se confortavelmente na margem do Rio Saint Laurent, num das ruas fechadas para o trânsito.

Infelizmente as fotos não mostram toda a beleza do espetáculo, mesmo assim tem algumas em anexo no final do post. [mais detalhes nesse outro post]

Até o próximo verão

Como o verão é curto, todos aproveitam intensamente. Ainda não vimos nem metade do que tem por aí, afinal temos que trabalhar, estudar e cuidar das nossa vidas. Mas o pouco que vimos foi muito interessante. E queremos aproveitar mais no ano que vem. Talvez você esteja se perguntando quanto custou os passeios acima. Essa é a parte boa, não custou NADA!

4 opiniões sobre “O verão – parte 5 – Festivais em Montreal

  1. Oi, Sandro!
    Uma pergunta q não quer calar… onde vc pega as dicas de passeios e atrações gratuitas? Tentei já olhar nos sites, mas é muita informação e em muito site… qual vc consulta?
    Outra coisa, o festival de fogos é todo sábado?
    Obrigada! E obrigada tb por compartilhar tanta informação útil!

  2. Juliana,

    A gente pega informações aqui e ali, alguém dá uma dica, sempre tem publicidade no metro, no radio, na TV etc.

    Mas tem um site com a lista de eventos em Montreal: http://www.tourisme-montreal.org clicando na opção “Quoi faire” vc encontra uma mecanismo de busca de eventos, por tipo, data, etc.

    O festival de fogos é todo o sábado à noite durante o verão.

  3. Legal! Muito obrigada!
    Tb pegamos umas informações espalhadas, mas qdo não sabemos de nada é bom ter um site pra consultar!
    Então o festival de fogos deve ter acabado… 🙁
    Tem pobrema não, ano q vem estaremos aqui.
    Bjo!

  4. Oi Sandro e Adriana, tudo bem?
    Sou a Silvana, já trocamos alguns e-mail e como vocês sempre foram muito atenciosos conosco, mais uma vez estou precisando de umas dicas… rs

    Já estamos aqui no Canadá, chegamos no último dia 14, e nossa dúvida é em relação a alimentos para crianças. Nosso pequeno de 4 anos usava lá no Brasil o leite ninho fases. Como sei que vcs tem crianças gostaria de saber que tipo de leite os pequenos de vocês usam, se é o leite comum ou se existe por aqui algum leite especifíco como o ninho da Nestlé.

    Desculpem colocar a mensagem aqui neste post, mas não consegui encontrar o e-mail de vocês.

    Obrigada.

    Silvana

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK