Vendendo pelo Kijiji

kijiji

Você deve estar cansado de conhecer o site Kijiji: uma excelente ferramenta de classificados online. Lá  você encontra anúncios de todo o tipo, de móveis e carros usados até casas a venda, pasando por ofertas de emprego, roupas, eletrônicos e até mesmo encontros amorosos.

Geralmente os imigrantes e futuros imigrantes já conhecem o Kijiji pois, entre outras coisas, é uma boa ferramenta para explorar o mercado imobiliário. Mas nesse fim de semana tive a experiência de passar para o outro lado do balcão e usar o site para vender um produto.

O produto

Pneu de inverno em close

Pneu de inverno em close

Há alguns meses, trocamos de carro e demos nosso antigo bazou como entrada no negócio. Mais pra frente devo escrever um post sobre a toca do carro. Acontece que os pneus de inverno do carro velho, com as rodas, ficaram comigo e não serviram no carro novo.

Um parenteses: todo ano os quebecoises trocam os pneus de verão pelos de inverno e depois destrocam. Os pneus de inverno são obrigatórios entre 15 de dezembro e 15 de março no Quebec. A lei não obriga a destrocar os pneus em março, mas o pneu para neve literalmente derrete no calor do verão e fica careca em poucos meses de uso. Clique aqui para mais informações sobre as normas e assista o vídeo no fim do post, para entender a diferença.

Voltando ao assunto, tentei vender os pneus a um amigo por um preço camarada, mas descobrimos que os pneus não encaixavam no carro dele, por causa da diferença na furação da roda. A solução foi colocar no mercado. Então, nada melhor do que usar Kijiji para vendê-los.

O canal de venda

Eu já havia comprado uma TV usada pelo Kijiji mas era a primeira vez que iria anunciar um produto. Meu primeiro choque foi simplicidade para abrir a conta, nenhum documento é pedido, apenas um email. Completamente diferente do Mercado Livre ou outros similares brasileiros.

O anúncio básico é gratuito, vc informa dados de contato como email ou telefone e se vira para combinar a condição de pagamento – simples assim. Não preciso dizer que fiquei morrendo de medo. Na mente do brasileiro logo vem a pergunta – e se um criminoso responde esse anuncio? E se ele quiser me sequestrar? Medroso que sou, criei uma conta de email só para o Kijiji e não coloquei meu telefone no anúncio.

Na hora de criar o anúncio a simplicidade dá as cartas novamente. Escolha a categoria: pneus e rodas. Informe o raio da roda/pneu: 14 polegadas. Seu contato, título e descrição. Mas aí complicou!

Como bom montrelais tive que escrever um anúncio bilíngue. Depois anexei fotos do pneu para mostrar que ainda estavam em bom estado e postei o anúncio domingo as 10 da manhã. Sai com as crianças para aproveitar o tempo bom – 5º graus positivos – e quando voltei lá estavam 3 emails em resposta do anúncio. Liguei para o telefone no primeiro anúncio e a pessoa se ofereceu pra ver. Veio, viu, testou no carro, gostou, pagou, levou e foi embora. Quatro horas depois, um telefonema e produto vendido.

Fiquei pensando se não deveria ter vendido um pouco mais caro, mas o objetivo era vender rápido. Quatro horas foi um bom prazo não? E o melhor de tudo, recebi em dinheiro e ninguém me sequestrou.

Comparações inevitáveis

Fiquei impressionado como as pessoas fazem negócio livremente sem medo de fraude ou outro crime. Informam seus telefones de casa e emails, as vezes msn ou skype. Não tem feedback, negativação e outros instrumentos que se encontram em sites de venda direta no Brasil. O Craigslist, outro site muito utilizado na America do Norte, é ainda mais simples – chega a ser tosco –  mas o meu carro velho eu tinha comprado por lá! Mas acho que para fazer negócio vendendo pela internet o pessoal prefere o eBay.

Vídeo

Para finalizar um vídeo mostrando o porque da obrigatoriedade do uso de pneus de inverno no Canadá. Abaixo a parte dois do vídeo – que acho que é ponto principal  – mas no youtube vc encontra a reportagem completa e também a versão em inglês.

7 opiniões sobre “Vendendo pelo Kijiji

  1. Oi, Sandro!
    Adorei o post e me diverti muito com a parte: “Não preciso dizer que fiquei morrendo de medo. Na mente do brasileiro logo vem a pergunta – e se um criminoso responde esse anuncio? E se ele quiser me sequestrar?”… UHAUAHUAHUA
    É meio sarcástico da minha parte, mas adorei a parte do seqüestro! Obviamente, pois ainda tenho esse costume tb! rsss
    Até mesmo minha prof de francês (francesa), qdo chegou ficou encanada de ver pessoas com laptops em parques, etc… “mas aqui rola? ninguém é roubado? a cidade é grande!”
    Exato: coisas pequenas acontecem se vc vira as costas, mas dificilmente alguém vai nos abordar e falar: “passa o laptop”.
    Q bom! E viva a liberdade!
    Abras.

  2. Boas Sandro,
    Quando vendi meu carro por aí, anuncei no Kijiji e 1 semana depois no Lespac.
    Após anunciar no Lespac o pessoal começou a contactar e vendi em 1 semana.
    Escrevi anúncio em português, francês, inglês e espanhol.
    Quem comprou foi um rapaz de uma cidade vizinha, quebeca nativo. Detalhe que eu tinha comprado a viatura de um nativo quebeca que era meu colega na ULaval.

  3. Oi Sandro!!
    Recentemente usei o Kijiji e o Lespac, mas retorno bom só tive do lespac,o Kijiji deixou a desejar,mesmo sendo gratuito.

    Bom restinho de semana pra vcs!

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK