Ajuda aos fisioterapeutas

logoFisioterapia

Desde que a Adriana publicou o post Seja previdente e ganhe tempo tivemos vários comentários de candidatos a imigrante perguntando detalhes do processo de admissão na ordem dos fisioterapeutas do Quebec.

As questões são difíceis de responder, pois cada caso é único e nós não tivemos a oportunidade de passar pelo processo de admissão em nenhuma ordem profissional. Mas, conversando com a amiga fisioterapeuta que inspirou o post anterior, pudemos escrever algumas dicas que podem servir como caminho das pedras.

Primeiro algumas palavras sobre validação de diploma no Quebec. Muito se fala da “évaluation comparative des études effectuées hors du Québec” feita pelo MICC, mas só isso não basta se você precisar ser membro de uma ordem profissional para exercer seu trabalho. Esse é o caso dos fisioterapeutas, que precisam submeter seu histórico escolar à avaliação da ordem. Da mesma forma, quem vai continuar os seus estudos em alguma universidade daqui, terá também que ter os estudos avaliados pela universidade.

Resumindo:

  • Avaliação do MICC: para trabalhar como técnico ou numa profissão que não depende de ordem – para algumas carreiras nem precisa;
  • Avaliação da Ordem: para trabalhar em profissão que exige ser membro da ordem (contadores, enfermeiros, fisioterapeutas, engenheiros, etc);
  • Avaliação da Universidade: para quem pretende continuar os seus estudos universitários;

Caso dos fisioterapeutas

O passo inicial é fazer a avaliação do MICC. A maioria dos profissionais de fisioterapia formados no Brasil, terão um título comparável ao BAC do Quebec, visto que a carga horária dos cursos no Brasil é bem alta. O segundo passo é dar entrana na ordem dos

No caso dos fisioterapeutas o primeiro passo é submeter-se a avaliação da ordem. No site da ordem tem um passo a passo explicando toda a documentação necessária para dar entrada no processo, sugiro que vcs leiam clicando aqui. Há também o regulamento da avaliação de profissionais estrangeiros disponível aqui.

O que!!?! Mais dossiês?

Se vocês acharam que a fase dos dossiês se limitava ao pedido de CSQ e ao pedido de visto? Pois saiba que a saga continua! Primeiro é necessário preparar um dossiê fazer a avaliação comparativa do MICC. Esta avaliação será adicionada a um monte de documentos, formando um segundo dossiê a ser enviado para a ordem. Não esqueça a foto, a taxa de processamento de 700 dólares e as despesas com tradução juramentada. Para mais detalhes leia atentamente os links acima e se você vai entrar em outra ordem profissional visite o site da sua ordem.

E depois? Segundo nossa amiga que já passou pelo processo, a ordem lhe pediu que fizesse 3 matérias complementares num total de 11 créditos e mais 3 estágios. Para se matricular na universidade é necessário passar pela terceira avaliação, onde a universidade vai verificar se está tudo certo em relação a matérias consideradas pré-requisitos.

Resultado, a universidade complementou a lista de matérias requeridas aumentando para 15 créditos. E por fim, esses cursos são concorridos na UdM, portanto nossa amiga fisioterapeuta está numa longa lista de espera. Outras universidades, como McGill,  Laval  (em Ville de Quebec) e Sherbrooke tem prazos diferentes de espera.

Por fim vale lembrar que para fazer os cursos é necessário provar proficiência em francês – e também inglês no caso da McGill – e o mercado de trabalho também vai exigir um bom francês – na região de Montreal o inglês também é importante.

Uma luz no fim do túnel

Ninguém disse que a vida era fácil, mas se você ama a sua profissão e faz questão de exercê-la aqui no Quebec, você tem uma saída. Prepare-se para passar alguns anos estudando antes de poder exercer sua profissão. Para não aumentar o tempo de esperar com a burocracia e o tempo de espera para entrar na faculdade, comece o seu processo o quanto antes, se possível, ainda do Brasil.

16 opiniões sobre “Ajuda aos fisioterapeutas

  1. Mandei fazer minha equivalencia no MICC ha menos de um mes. Tive que levar o diploma, o historico, originais e traducao feita ou revisada por um tradutor juramentado daqui. Acho que não da pra fazer antes de ter chegado porque vc precisa mostrar a carta de residente ou o passaporte, não sei se um passaporte somente com o visto de imigrante já seria suficiente. Sei que da pra enviar os docs pelo correio, mas ate vc pegar seus originais de volta, não sei qto tempo leva, então fui pessoalmente. Foi $ 106,00! Fiz para obter a permis d’enseignement e para aplicar para vagas de trabalho no governo. Demora uns 6 meses pra ficar pronto!!!

    • Seja bem-vinda Polyana,

      Primeiro de tudo, busque as informações oficiais: http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/placeauquebec/pt/

      Em segundo lugar prepare tempo, paciência e dinheiro para:
      . Aprender francês
      . Passar na seleção do Quebec
      . Conseguir o visto do governo do Canadá
      . Passar por todo o processo descrito aqui de validação da sua formação
      . Adaptar-se a uma nova cultura, língua, clima e etc.

      Entre vc começar o estudo de francês e ter a sua permissão da ordem de fisioterapia do Quebec, vai uns 3 ou 4 anos.

      Boa sorte,

      Sandro

  2. Sandro,

    Tenho lido muito à respeito de como conseguir exercer uma profissão regulamentada por uma ordem, mas tenho uma dúvida, não encontrei nenhum blog e nem na comunidade Brasil quebec nenhum relato de enfermeiro que efetivamente já trabalhe ai (que já tenha conseguido a equivalência do diploma), já entrei no site da ordem e lá o que consegui são informações muito boas sobre carga horária necessária etc…
    Me parece que o Governo está realmente investindo em propaganda para “recrutar” profissionais nas áreas em demanda, mas até onde estas pessoas realmente tem chance de ingressar no mercado de trabalho mesmo que a médio prazo (uns 2 nos mais ou menos).
    Bem acho que nem você nem sua esposa são da área, mas gosto de ler o blog de vocês e pensei que de repente vocês tem algum amigo ou conhecido nesta situação.
    Muito obrigada
    Jane

  3. Jane,

    Interessante essa questão… conheço alguns brasileiros em Montreal, mas não conheço ninguém da área de enfermagem.

    Conheço fisioterapeutas e por isso me arrisquei a escrever esse post, e me espantei com a dificuldade de validar o diploma.

    Acho que vou lançar uma campanha, procura-se algum enfermeiro brasileiro que tenha conseguido entrar na OIIQ. K k k k…

    Veja só, acabei de achar esse blog. A autora é enfermeira e está a oito meses no Quebec. No processo da OIIQ.

    http://montrealaivamosnos.blogspot.com/2011/04/organograma-da-equivalencia-de.html

    Boa sorte…

  4. Sandro, boa noite!!!
    sei que ja fazem alguns anos essa sua publicação, mas estamos, eu e meu marido, pesquisando e estudando possibilidade de imigrar para Quebec. Sabe me dizer se ainda está complicada essa questao de validação?É possível dar entrada no processo de validação antes de dar entrada no processo de imigração ? Estamos perdidos ainda porque quase não achamos textos sobre a questão de fisioterapeutas.
    Abraço!

  5. Olá Ludyanne,

    Boa notícia, a situação mudou desde que eu escrevi esse post. A ordem reorganizou o processo e agora os passos estão mais definidos. Uma amiga minha que estava na espera por uma vaga conseguiu finalmente se matricular nos cursos para a validação do diploma agora 2014. (após 4 anos de espera e contando com o novo processo de validação). Agora o desafio é completar as matérias pois o curso é muito puxado.

    Você pode, e deve, começar o processo de validação ainda no Brasil, mas algumas coisas – como por exemplo as matéria complementares – tem que ser feitas aqui. Sugiro, antes de tudo, entrar em contato com a ordem dos fisiterapeutas do Quebec: http://oppq.qc.ca/

  6. Oi Sandro, sou fonoaudióloga e já vi vários posts referindo a busca pela profissão, você teria alguma dica sobre o meu tipo de trabalho ai? Quero manter a minha profissão quando mudar.

    • Olá Luana,

      Não sei como funciona para fonoaudiologia, parece que é preciso validar o diploma da mesma forma que fisioterapia. O primeiro passo é pesquisar o site da ordem http://www.ooaq.qc.ca/index.html e até mesmo entrar em contato com eles para saber o que é necessário para exercer a profissão, e se é possível trabalhar em algum função técnica durante o processo de validação da formação profissional.

  7. Ola sandro, parabens pelo post. Muito dificil encontrar essas informacoes de algum brasileiro. Sou fisioterapeuta e tenho algumas duvidas sobre a atuacao da fisioterapia ai em montreal. Sera que voce poderia me passar o email de algum dos seus colegas fisioterapeutas que conseguiram a validacao do diploma e ja atuam ai?

  8. Olá Sandro. Sou fisioterapeuta e, como a Manuela do comentário acima, também gostaria de algumas informações de seus amigos fisioterapeutas que atuam em Montreal. Você poderia me passar algum contato? Obrigada!

  9. Olá Sandro, assim como a Ana e a Manuele, também sou fisioterapeuta e tenho muito interesse em imigrar para Montreal, gostaria muito de me comunicar com fisios que atuam lá. Seria possível me encaminhar alguns contatos?
    Muito obrigado e parabéns pelo site!
    abraço

  10. Salut, Sandro

    Sou fisioterapeuta querendo imigrar para Quebec, mas atuo na área com Pilates. Você saberia me orientar como realizo para trabalhar com Pilates no Quebec apos obter o meu visto de Residente permanente é claro? Também precisarei validar o meu diploma na OCCP? Ou basta ter um certificado PMA (Pilates Method Alliance) ?

    Desde já agradeço a atenção e gostaria de parabenizar pelo site.

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK