Colheita de morangos

O morango

O morango

A auto-colheita uma atividade muito popular em toda a América do Norte, como já descrito no post sobre a colheita de maçãs. Por alguma razão não é comum no Brasil, pelo menos nunca vi nada parecido, mesmo nos interessantes circuitos de turismo rural de Colombo e Piraquara, na região de Curitiba.

Esse tipo de passeio mostra a tendência do faça-você-mesmo e o amor pela natureza, dois traços culturais bem presente aqui no Quebec, essa é tônica presente no agroturismo e do ecoturismo na Belle Province. Se no Brasil nós já curtiámos esse tipo de coisa, aqui entramos rapidamente no esquema.

O programa da vez foi a colheita de morangos,  a safra de morangos vai até meados de julho, depois começa a época das framboesas e depois as maçãs. O formato do passeio é o mesmo da colheita de outras frutas, nós chegamos na fazenda de morangos e pagamos 8 dólares pela caixa vazia com capacidade para 4 litros. Pegamos uma carona no trator que nos levou até o campo de morangos. No caminho o trator passa por cocheiras com cavalos, lhamas e outros bichos e as crianças adoraram ver os animais de perto – criança de apartamento adora bicho.

Colhendo

Colhendo

Morangos nascem em arbustos – claro que você já sabia disso – o que deixa o visual bem diferente dos pomares de maçãs, como pode ser visto na foto ao lado. A falta de sombra, o dia ensolarado e muito quente colaborou para que a colheita fosse rápida e objetiva – o calor estava de rachar.

Logo enchemos nossa caixa com morangos bem vermelhinhos, durante a colheita pode-se comer o quanto quiser, então os mais maduros iam direto para a boca. Confesso que achei os morangos pequenos, mas o gosto estava excelente tanto que as criança saíram lambuzadas com os frutos docinhos colhidos na hora. Uma boa dica que recebemos foi levar roupas velhas, pois o morango pode manchar.

A última foto, abaixo, mostra o resultado da colheita, infelizmente o forte calor no carro deu uma estragada nos morangos, mas os que sobreviveram fizeram a nossa alegria a semana toda. Seguem algumas fotos:

4 opiniões sobre “Colheita de morangos

  1. Esse último domingo fomos tb numa fazenda em Laval para colher morangos. Adoramos o programa!! Vamos voltar para colher framboesas e tomates qdo tiver chegada a época!! 🙂

  2. Acho legal esse tipo de programa. Nunca fiz nada parecido mas parece ser no minimo interessante ter esse contato com a natureza. Principalmente para as crianças. Tbm me pergunto pq aqui no BR não se faz algo parecido…
    Abraços!

  3. Em Goiás, mais especificamente em Hidrolândia existe esse tipo de turismo para colheita de jabuticaba. Você paga uma quantia e pode comer a quantidade que quiser. Tem até uma brincadeira que se a pessoa conseguir em um único dia comer uma jabuticaba de cada pé que existe na fazenda ele leva a fazenda de brinde. Não se anime, a fazenda tem aproximadamente 31 mil pés de jabuticaba.

    Abraço
    dOsCunha

  4. Quando comecei a pesquisar informações sobre imigração há uns 2 anos, um dos primeiros blogs que li (nem me lembro mais qual) falava sobre um desses lugares de colheita de morangos. Desde então tenho vontade de fazer isso!

    Estou até tentando cultivar meus próprios morangos, mas sabe como é, jardim de apartamento e o ar de São Paulo não colaboram muito…

    Acho que vou ser a primeira da fila quando começar a temporada de morangos no Québec o ano que vem! 🙂

    Julia.

    http://voilapourquoi.wordpress.com/

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK