Mythbusters 7 – Joyeux Noël ou a cultura pura do Quebec

Parada de Natal em Montreal

A multiculturalidade foi uma das surpresas que tive ao chegar em Montreal, talvez por que não tenha feito uma viagem de prospecção. Eu sabia que Montreal era o destino de muitas famílias de imigrantes, sabia que a maior parte dos imigrantes que chegam no Quebec se estabelecem na grande cidade, mas não sabia que a quantidade era tão grande assim.

E como fira a cultura pura do Quebec? Fica misturada na cultura dos novos quebequenses de todas as nacionalidades, línguas e religiões. Essa época de Natal traz a tona alguns conflitos e questionamentos em relação aos acomodamentos razoáveis. Surgem questões como: dizer “Feliz Natal!” seria uma ofensa a religiões não cristãs? Presépios e pinheiros também? Mas esse post não é para abordar esse ponto, que aliás já foi comentado aqui.

O mito aqui é definido pela frase: ao imigrar para o Quebec eu estarei mergulhando, junto com minha família, na cultura canadense e de forma mais específica na cultura do Quebec. Se o seu sonho é curtir integralmente a cultura quebequense sem muita interferência de outras culturas, então Montreal não é um bom destino, melhor escolher outra região. Mas se você quer conhecer mais sobre o mundo, então é o local ideal.

Entre os valores locais está a valorização do francês, mas é claro que se ouve de tudo pela cidade, de russo até o português. E isso, apesar dos problemas apresentados acima, é também muito legal. Na escola ou no trabalho entramos em contato com a cultura de diversas nações e isso abre a cabeça para entender e lidar com as diferenças.

Como mensagem de fim de ano, segue um vídeo da comissão escolar, com uma turma regular de uma escola de Montreal cantando em oito línguas diferentes. E antes que eu esqueça: Feliz Natal!

Huit langues et une ritournelle de Noël… from CSMB on Vimeo.

2 opiniões sobre “Mythbusters 7 – Joyeux Noël ou a cultura pura do Quebec

  1. Que demais esse video, cara! Já viajamos na maionese aqui com a nossa Laís protagonizando um desses no futuro… ahahahah! Lindas meninas e viva essa pluralidade de MTL!!! Abraço!

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK