Escola primária – atividades paraescolares

1-P1090140

Apresentação de “corde à danser”

As escolas públicas do Quebec funcionam em tempo integral, como relatado no post sobre a rotina diária das escolas primárias. Como aproveitar melhor o tempo livre entre o horário em que as aulas, por volta de 15 horas, e a hora em que você vai buscar os seus filhos? Este post da série filhos no Quebec fala sobre as atividades paraescolares que seus filhos podem fazer no horário do serviço de guarda.

Atividades paraescolares?

São atividades manuais, lúdicas ou esportivas. A inscrição para essas atividades é oferecida pela própria escola mas é paga, já que monitores são contratados especialmente para conduzir as atividades e muitas vezes as atividades incluem equipamentos.

Exemplos de atividades paraescolares:

  • futebol (conhecido aqui como soccer)
  • handball
  • pular corda
  • xadrez
  • lego-robo
  • teatro e improvisação
  • confecção de bijuteria
  • culinária
  • dança hip-hop
  • aeróbica

Outras formas e otimizar o tempo?

Você também pode utilizar esse tempo do serviço de guarda com a ajuda ao dever de casa, onde a criança faz o dever de casa na escola – um paradoxo – sob supervisão de um monitor.

Algumas escolas podem ter convênios com professores particulares e permitem que eles atuem na escola, nosso filhos, por exemplo, fazem aula de piano durante o serviços de guarda. A escola não fornece esse serviço mas cede o espaço para uma professora lecionar lá.

E se a criança não está matriculada?

Se o seu filho não está registrado em nenhuma atividade após as aulas, ele vai ficar brincando sob a supervisão dos monitores do serviço de guarda. Ou você pode buscá-lo mais cedo se você tiver essa opção.

4 opiniões sobre “Escola primária – atividades paraescolares

  1. Oi! Vou para Montreal em abril e tenho um filho de 10 anos. Estou a procura de uma escola para a partir daí defir o bairro do apt. Vcs conhecem a École Guy-Drummond? Tem alguma dica de escola primária? Obrigada, Tuany

  2. Pretendo ir para o Canadá para estudar inglês por 6 meses mais ou menos. Irei com minha esposa e filhos de 11 e 8 anos. Pelo que pesquisei, meus filhos só poderiam estudar em escola pública nesse período se eu ou minha esposa estivessemos frequentando uma universidade. É isso mesmo? Em todas as províncias?Caso não seja possível, qual o valor médio das escolas particulares? Obrigado!

    • Olá Pedro,

      Se você vir para estudar inglês por 6 meses ou menos, seu visto será de turista. Com um visto de turista você não tem acesso ao sistema de ensino público e gratuito (isso é compreensível, visto que o visitante temporário não está contribuindo com as taxas escolares que alimentam o sistema público de ensino). Porém, você seu filhos podem estudar mas você terá que pagar a escola. Entre em contato com uma agência de intercâmbio, a qual poderá te orientar quanto a isso. No Quebec, uma escola particular custa cerca de 5000$ por ano para residentes. O preço para visitantes temporários pode ser diferente.

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK