Verão dos índios

instaweather_20141015_093220

Clima ameno em pleno outono

Se você chegou no Quebec em 2014, você teve estar se perguntando, cadê o frio? Já tivemos alguns dias com temperatura bem baixa, se aproximando do zero, como era de se esperar para o outono. Mas eis que de repente a temperatura sobe, hoje temos cerca de 25 graus com a sensação térmica beirando os 30 graus! Será o aquecimento global?

A culpa não é do efeito estufa, é simplesmente o verão dos índios! Um fenômeno meteorológico natural que acontece quase todos os anos entre meados de outubro e meados de novembro, quando o frio do outono dá um tempo por alguns dias antes de mercúrio despencar de vez. A origem da expressão se perdeu no tempo, mas diz a teoria que nessa época de calor inesperado os índios aproveitavam para recolher as últimas provisões para o inverno.

A expressão francesa “L’Été Indien” ficou imortalizada na música de mesmo nome gravada em 1975 pelo cantor franco-norte-americano, Joe Dassin. A música é um pouco dépassé mas vale pela contextualização cultural e para praticar o francês. Aproveite enquanto escuta a música para refletir pobre o frio pois, apesar desse veranico, ele vem, e vem forte!

2 opiniões sobre “Verão dos índios

  1. Um produtor rural me disse que para que haja un vrai “ete indien” è preciso que haja um dia de geada, onde o solo congele por alguns centimetros, afetando assim a colheita.

  2. Paulo, interessante esse ponto, a versão wikipédia de été indien é menos restrita, mas achei uma definição formal no météomédia que confirma o que você está dizendo:

    On appelle été des Indiens une période avec des températures plus douces que la normale saisonnière pendant au moins trois jours consécutifs suivant le premier gel automnal. Il doit être tombé moins de 5 millimètres de pluie par jour à l’exception de la dernière journée.

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK