Top 100 profissões no Canadá

A revista Canadian Business publicou uma lista com as 100 profissões mais promissoras para os próximos anos aqui no Canadá. Eu, que sempre amo essas listas, olhei com detalhe para a minha profissão em comparação com as outras na tabela. Logo notei algo diferente que quero compartilhar com você, antes que você abra o link da lista, que está logo abaixo.

A tabela traz a média salarial de cada profissão e a perspectiva de crescimento na renda e empregabilidade. Logo percebi que as profissões de TI – minha área – estão no mesmo nível salarial dos professores, uma surpresa interessante. Essa categoria aparece na lista com três profissões distintas: professores de escola primária e pré-escola, professores de escola secundária e professores de nível pós-secundário (college e universidade).

Veja o gráfico abaixo, que foca na remuneração dos professores de escola secundária.

valores em dólares canadenses

Nesse gráfico mostramos o salário anual médio de algumas das profissões da lista. Um professor de escola secundária (a média inclui a rede pública e a privada) ganha pouco mais que um Analista de Sistemas e pouco menos que um Gerente de Manufatura.

O que podemos interpretar disso? Deixo você tirar as conclusões mas, a tempo, um número final: o piso do professor de ensino médio no Brasil é de cerca de 30 mil reais por ano.

Para ver a lista completa, acesso o site da revista Canadian Business:

http://www.canadianbusiness.com/lists-and-rankings/best-jobs/2015-top-100-jobs-in-canada/

9 opiniões sobre “Top 100 profissões no Canadá

  1. Olha só, achei uma semelhança entre a realidade canadense e a brasileira aqui: Pedreiros sem formação acadêmica alguma ganham mais que advogados. :/

  2. Nao Guillerme. Lawyer ocupa a posicao 68 e Bricklayer 92. A perspectiva de crescimento do ultimo é maior mas mesmo assim nao consegue alcançar o rendimento médio da posiçao 68. Porem, na pratica, como esses dados normalmente sao media ou per capita, agente sabe que no dia a dia a maoria dos pedreiros quando melhor que muitos advogados nos dois paises. Ate hoje quando sou sincero e digo aos antigos colegas de profissao que sou helper (sem permissao de trabalho) aqui, muitos deles acreditam que fiz a pior escolha de minha vida ou que nao vale a pena, que estou despercidando meu curso de Direito e pos-graduacao. Talvez eles estejam certos, talvez eu deva voltar pro Brasil fazer um concurso publico e mamar nas tetas do Estado ate morrer, isso e outra historia. Porem, se tem uma coisa que estou aprendendo aqui na America do Norte, EUA e CA, e que a formacao academica nao e garantia de sucesso. E, sinceramente, isso torna a sociedade mais justa, porque nem todo mundo teve a oportunidade de ir pra universidade, que nao poder comportar todo mundo, acaba criando sistemas eccludentes, como o vestibular, por exemplo, que em geral so beneficiam pessoas de major poder aquisitivo.

  3. Alguem que tenha lido meu comentario acima, me desculpe pelos erros de ortografia e acentuacao. Meu celular e em Ingles e tem funcao autotexto pra agilizar a digitacao, mas sempre acaba omitindo palavras, alterando a ortografia, etc.

    • Obrigado pelo comentario, estou respondendo também sem alguns acentos, porque meu teclado està em francês. Entao nao se preocupe, a mensage, foi passada. Mas eu gostaria de acrescentar que o perfil da imigracao do Canada da mais chance aos brasileiros qualificados a desempenharem a formacao para a qual se formaram. Isso acontece com profissionais de TI, enfermeiros, engenheiros, contadores… mas isso nao se aplica aos profissionais de direito devido a necessidade de aprender as leis locais…

  4. Acabei de voltar do Canadá, fui ver de perto sobre as oportunidades tão faladas. Não acho que seja simples como várias vezes foi colocado por revistas no Facebook.
    E por mais que o 6,5 no IELTS não seja muito difícil, a colocação na maioria das profissões exige bem mais que isso.
    Profissões bem regulamentadas como a minha(farmacêutico) é mais difícil ainda.
    Eu já iniciei minha validação de diploma, mas até me tornar farmacêutico vai maia uns 3 anos e pelo menos 25 mil dólares em estudos.

    • Ita, obrigado pelo comentario. Sempre insisto aqui no Blog que realmente nao é tao facil quanto alguns fazem parecer. Lembrando também que essa lista é feita para canadenses no mercado canadense. Nem todas as profissoes promissoras serao promissoras para o imigrante formado fora do Canada. Enquanto TI e enfermagem tem uma boa aceitaçao outras profissoes nao sao tao faceis. Mas o esforço compensa na maioria dos casos.

    • Ita, vc poderia me explicar, por favor, pq para farmacêutico leva em torno de 3 anos e 25 mil dólares em estudos? Obrigada! Abraços.

  5. Para cabeleireiro como funciona, cabeleireiro e barbeiro em uma das melhores redes de salões em Curitiba o lady & lord, seria mto difícil conseguir trabalho na área

    • Não é difícil conseguir trabalho na área, mas não é uma área que paga super bem (como funcionário). A maioria do brasileiros aqui com formação nesse metier acaba abrindo o seu próprio salão. Se você for bom vai atrair cliente-la já que o serviço aqui é caro mas a qualidade + ou -.

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK