Tem impeachment no Canadá?

Urna canadense – © Elections Canada

Existe impeachment no Canadá? E urna eletrônica? Eu decidi fazer um vídeo partilhando a experiência de votar na eleição federal canadense que aconteceu a poucos meses. Aproveito para explicar alguns conceitos diferentes que temos na política canadense.

No vídeo abaixo, eu explico rapidamente como foi o processo de voto e como funciona a moção de censura, ou moção de desconfiança, um elemento do sistema parlamentarista que permite a renovação política em momentos de crise.

 

Alguns detalhes que não estão incluídos no vídeo:

  • voto é feito com papel e lápis e a eleição se estende até 21 horas, mesmo assim o resultado da eleição foi publicado umas 4 horas depois de fechadas as urnas;
  • o voto no Canadá não é obrigatório;
  • muitas vezes o próprio primeiro ministro antecipa as eleições sem que seja aberto um processo de moção de censura;
  • os termo moção de desconfiança e moção de censura são equivalentes;
  • Na história do Canadá, seis votos de censura contra foram aprovados contra primeiros ministros;
  • um voto censura, ou desconfiança inicia uma nova eleição, mas não impede o atual primeiro ministro de se reeleger;
  • em 2011 Harper sofreu um voto de censura e conseguiu se reeleger;
  • em 1974 P. E. Trudeau (pai do atual primeiro ministro Justin Trudeau), sofreu um voto de censura e não só permaneceu no governo, como ainda passou de um governo minoritário para majoritário após as eleições gerais;
  • dizem que o partido P. E. Trudeau forçou o voto de censura  contra si mesmo como manobra para conseguir uma posição majoritária na nova eleição;

Se você assistiu o vídeo acima deixe seu comentário com a sua impressão sobre o voto em papel, voto distrital ou o sistema parlamentarista. Você vantagens nesse sistema?

3 opiniões sobre “Tem impeachment no Canadá?

  1. Olá..

    Se não me engano quando tem moção de censura o partido sempre tem menos da metade das cadeiras. Isso nunca vai acontecer quando o governo é majoritário.
    Em 2011 o harper não tinha um governo majoritário. O partido conservador tinha 143 cadeiras das 303. Tendo a maioria das cadeiras na oposição o partido com o maior numero de parlamentares no poder, porém não majoritário, pode facilmente sofrer a moção.
    Quando o governo é minoritário é bem comum de ter outras eleições, principalmente se a gente considerar que o partido conservador é o único grande partido à direita no espectro político canadense. Um governo minoritário sem um outro partido com a mesma ideologia na oposição no parlamentarismo não faz nada. Quando tem dois partidos com poucas diferenças ideológicas eles podem fazer uma coalização, como foi discutida entre alguns parlamentares do NDP e Liberal.

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK