A política brasileira na mídia canadense

BresilManif

Foto no Journal de Montréal

Para quem vier a ler esse post muito tempo depois de publicado é bom contextualizar: estamos em março de 2016. No Brasil o povo vai as ruas protestar contra a corrupção ou para defender seu ponto de vista político. Esse reavivamento político é principalmente motivado por uma economia em queda, inflação em alta, perda de valor do real frente ao dólar e os problemas de sempre relacionados a infraestrutura, ou à falta dela.

E será que tudo isso aparece aqui na mídia do Canadá? Sim mas nem tudo. As manifestações públicas e os capítulos mais marcantes dessa novela política estão sempre pipocando nos principais jornais do Canadá. Pequenos detalhes porém passam desapercebido.

A posição da mídia

Como diz a educação não devemos falar mal dos outros, certo? Portanto a mídia internacional tende a apenas relatar os fatos, evitando tomar partido na discussão. Por exemplo, acusações de corrupção geralmente não são noticiadas, mas condenações sim.

Em casos mais complicados, como o caso do grampo ou a nomeação de Lula como ministro, a imprensa tende a mostrar os dois lados da história:

“As president Dilma Rousseff swears in her predecessor and mentor as chief of staff, pro and anti-government demonstrations in cities across Brazil roll out Thursday and Friday in a Lula development called a naked attempt to avoid prosecution. Rousseff vehemently denies that Lula accepted the post to delay investigations against him related to the Petrobras probe, stressing that cabinet ministers’ special judicial standing does not grant them immunity.“It doesn’t mean that he will not be investigated,” Rousseff says.”

http://www.theglobeandmail.com/news/world/ex-president-lula-joins-cabinet/article29271592/

Existem alguns jornais que parecem assumir uma posição. As notícias do Journal de Montreal parecem sempre atacar o governo do PT, enquanto o jornal La Presse parece defendê-lo, veja exemplos e explicações no fim desse post.

Os últimos acontecimentos fizeram a imprensa publicar mesmo os pequenos detalhes da história como, por exemplo, o caso da babá. Deixando claro que a trama da vida real já está superando a ficção. Como disse essa jornalista canadense:

“House of Cards is Little House on the Prairie* compared to [Brazil] at this point.” – Stephanie Nolen chefe de jornalismo para América Latina do jornal The Globe and Mail.

*Nota bene: Little House on the Prairie era uma série bem família dos anos 70. Veja aqui: http://www.imdb.com/title/tt0071007/

Impactos da crise da Petrobras no Quebec

Mais do que simplesmente noticiar o que está acontecendo no Brasil, a imprensa canadense também lança luz sobre os impactos que a crise brasileira tem na economia e na política local. Um caso bem específico é o escândalo da compra da refinaria de Passadena. Acontece que a empresa Astra, que participou da compra e venda dessa refinaria, e que lucrou milhões com a transação, é de propriedade de um belga, que tem ligações com empresas do Quebec.

Segundo o Journal de Montréal, o belga Albert Frère é sócio na empresa Pargesa da família Desmarais, considerada a família mais rica do Quebec.  Um dos administradores da Pargesa, o também belga Gilles Samyn, foi um dos principais negociadores das transações que deram tamanho prejuízo à Petrobras.

Se não bastasse essa ligação, o banco DesJardins, o banco RBC e o fundo de pensão dos médicos especialistas do Quebec, haviam investido pesadamente em ações da Petrobras e por se sentirem lesados com esse e outros escândalos, entrou na ação coletiva contra a Petrobras que foi aberta nos Estados Unidos.

Leia a reportagem completa – em francês – no site do Jornal de Montreal.

Outras notícias sobre a política brasilieira

Em inglês

CBC: Brazilians protest against ‘corrupt’ government

The Globe and Mail: After eight days of unprecedented political upheaval, Brazilians brace for more

Em francês

Journal Metro: Manifestations monstres contre Dilma Rousseff

Journal de Montreal: Les dirigeants corrompus du Brésil

La Presse: Lula: «Nous n’allons pas accepter un coup d’État» au Brésil

La Presse: Brésil : manifestations sur fond de crise politique et judiciaire

Os dois últimos links são do La Presse, jornal online cujo o ponto de vista é claramente favorável ao atual governo do PT. Esse jornal, por exemplo, foi o único onde eu encontrei notícias sobre a manifestação pró governo do dia 18 de março. Em todas as notícias sobre os escândalos no Brasil, o La Presse coloca a palavra do PT como se fosse a versão mais aceita.

Mas existe explicação: o jornal La Presse pertence à família Desmarais – sim eles – os sócios de Albert Frère, dono da Astra, aquela empresa que teria lucrado milhões na operação da refinaria de Passadena. Tire suas próprias conclusões.

 

 

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK