Preencher o censo ou ir pra prisão

Census

Primeira página do censo em formato eletrônico

Você já imaginou ir para prisão por se recusar a preencher o censo? Isso pode acontecer se você mora aqui no Canadá. Em 2016 o governo canadense está fazendo um censo completo da população. Todas as famílias do Canadá receberão um formulário para preencher e um quarto delas terão o formulário longo com 63 questões.

O preenchimento é obrigatório – eu já fiz o meu – e quem se recusar é passível de multa de até 500 dólares e/ou até 3 meses de cadeia. No último censo, em 2011, cerca de 50 pessoas se recusaram a preencher o formulário alegando que não queriam expor sua identidade. Será que esse realmente um problema?

Preenchendo o formulário do censo

Eu recebi uma carta do governo com um código único que identifica meu endereço e duas opções: preencher online ou solicitar o formulário em papel. Óbvio que eu preenchi online, não deu nem 10 minutos, mas tive sorte de pegar o formulário simplificado com 10 questões apenas.

As perguntas são simples e geralmente relacionadas com a sua identidade, talvez por isso seja questionada tão veementemente por algumas pessoas. Endereço, nome completo, telefone, email, estado civil e data de nascimento são alguns dos dados pedidos na declaração. O governo promete que esses dados sejam guardados sigilosamente e apenas informações estatísticas sejam produzidas. Ok, vamos acreditar nisso então.

As demais perguntas foram sobre língua falada em casa: se somos capazes de nos comunicar em francês, inglês e outras línguas. E só isso, nenhuma pergunta sobre emprego, estudo ou renda mas isso está no formulário completo. De qualquer forma informações sobre renda e composição familiar estão também na declaração do imposto de renda, apenas a questão das língua realmente farão alguma diferença.

E o resultado?

As informações coletadas pelo censo são usadas para planejar a alocação de recursos entre municípios e até mesmo bairros. Serve também para o planejamento urbano e das comissões escolares.

Os defensores de teorias de conspiração alegam que os dados são usados para detectar imigrantes ilegais ou usar seus dados para rastrear as pessoas, estilo 1984 de George Orwell. Mas como escrevi acima, eles já sabem tudo sobre nós, nossos dados estão no sistema de saúde, na matrícula da escola, na declaração do imposto de renda e no cadastro eleitoral. Pelo visto é bem difícil permanecer incógnito no Canadá.

 

 

4 opiniões sobre “Preencher o censo ou ir pra prisão

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK