Camping nas montanhas do Canadá

Paisagem do parque

Hautes Gorges de la Rivière Malbaie

 

Um dos nossos planos futuros é conhecer a região das montanhas rochosas e aproveitar para visitar amigos que temos lá no oeste do Canadá. O problema é a distância, embora no mesmo país, Cuba está mais perto de Montreal do que Calgary. É mais rápido dirigir de Montreal até Monterrey, México, do que pegar a estrada para Vancouver, BC.

A solução foi aproveitar as lindas paisagens do Canadá aqui mesmo no Quebec. Foi assim que escolhemos nosso destino: Hautes Gorges de la Rivière Malbaie, um parque provincial na região de Charlevoix.

Acampando nos parques provinciais

Existe uma rede de parques no Canadá administrada pelo Parks Canada e existem redes provinciais e regionais. No Quebec os parques regionais são administrados pela SEPAQ e o parque que visitamos faz parte dessa rede. Como comemoração dos 150 anos do Canadá, os parques federais podem ser visitados gratuitamente, basta obter pela Internet o Discovery Pass. Infelizmente essa promoção não se aplica aos parques da SEPAQ e tivemos que pagar as tarifas diárias do parque mais as tarifas do camping. No total o custo de acesso incluindo a área para acampar saiu por 100 dólares para duas noites.

Barraca Huttopia – ©Le Devoir

Se fosse já mora no Canadá, sabe que aqui tudo é feito com reserva e hora marcada. Acampar não é muito diferente, com um agravante: os parques tem uma procura enorme e para conseguir acampar agora em julho, mesmo no meio da semana, eu precisei agendar em maio. E quase fiquei sem lugar.

O parque da Rivière Malbaie oferece três experiências diferentes de camping:

  • barraca Huttopia- uma mistura de chalé com barraca fixa com equipamento incluso, onde você não precisa levar quase nada.
  • espaço para barraca com acesso por carro – nossa escolha
  • espaço para barraca acessível apenas por canoa ou bicicleta – talvez radical demais.

Não havia mais barracas Huttopia disponíveis para esse verão, então enchemos o porta malas até o teto e encaramos as quase cinco horas de estrada para fazer o camping tradicional.

Como chegar ao parque

O parque fica em Charlevoix, uma bela região ao norte de Ville de Quebec onde a cadeia de montanhas Laurentides encontra o vale do Rio São Lourenço.

Para quem mora em Ville de Quebec é possível ir e voltar do parque da Rivière Malbaie no mesmo dia, a viagem dura um pouco menos de duas horas. Já de Montreal é preciso esticar um pouco mais e ficar acampado no local, ou hospedado em algum hotel em Ville de Quebec ou na região de Charlevoix.

A estrada até o parque é toda asfaltada, mas não se engane, dentro do parque não há telefones nem sinal de celular, a melhor coisa para se desconectar.

O que fazer

O local que reservamos para montar nossa barraca ficava próximo ao rio, mas apesar disso estava muito frio para nadar e o rio pareceu meio perigoso, mas é um bom lugar para pescar truta ou salmão. Infelizmente pescar não é muito a minha praia.

S'mores cone

S’mores cone

Cada lote tinha espaço para uma barraca grande e para o estacionar o carro e ainda vinha com uma mesa de picnic e um local para fazer fogo. Nós usamos bem a fogueira mas não só para esquentar para também para experimentar receitas típicas de fogueira. Fizemos a tradicional batata assada e para sobremesa nós fomos além dos s’mores e partimos para os s’mores cones. Receita abaixo!

O parque oferece serviço de transporte interno – leia-se, tradicionais ônibus escolares amarelos – para diferentes pontos do parque, num deles é possível alugar: caiaques, canoas e bicicletas. Ou ainda fazer um passeio guiado de barco pela parte represada do rio. Como estávamos no modo descanso, optamos pela tranquilidade do barco, a paisagem do rio cercado por montanhas de até 1000 metros de altura é de tirar o fôlego.

Ainda optamos por fazer as trilhas curtas – bem curtas mesmo – para tirar algumas belas fotos. Deixei a trilha mais difícil para a próxima vez, pois achei que não estou em forma para o desafio, a trilho do pico Acropole des Draveurs, de apenas 5km mas com 800m de desnível, um desafio para os joelhos, mas dizem que a vista é incrível. Não fiz mas adicionei ao bucketlist, quem sabe no ano que vem.

Fotos

 

Dicas para acampar no Canadá

Equipamento

Equipamento de camping no Canadá não é muito caro e tem para todos os gostos. Equipamentos de melhor qualidade – e mais caros – podem ser comprados em lojas especializadas como MEC, SAILS ou La Cordée. Já equipamentos mais  populares – e mais baratos – podem ser encontrados na Canadian Tire ou no Walmart. Nossa barraca foi comprada no Walmart por 70 doletas. Sacos de dormir por 40 e fogareiro por 50. Boas compras.

Lenha para o fogo

Não leve lenha para fogueira. O Canadá sofre com diversas pragas que atacam as árvores, ao transportar madeira você pode acabar espalhando essas pragas. Compre a lenha no local.

Parques vs Campings particulares

Os parques do Canadá sempre oferecem mais opções de atividades na natureza, são geralmente em lugares belos onde a natureza é preservada. A reserva, porém, deve ser feita com bastante antecedência. Por outro lado os campings particulares oferecem melhor infraestrutura e são mais fáceis de reservar, alguns ficam próximos de rios ou lagos (afinal há mais lagos no Canada do que no resto do mundo inteiro).

Canoe-Camping e outras aventuras

Se você é do tipo aventureiro, existem várias modalidades de camping selvagem, incluindo o canoe-camping, onde você aluga uma canoa e rema até o local onde vai acampar. Você terá acesso a regiões de difícil acesso, mas de grande beleza natural. Os parques costumam prover o mínimo de estrutura nesses casos, como locais para amarrar a canoa, clareiras para as barracas, banheiros químicos em alguns casos e um mastro para você içar a comida evitando assim a visita de animais como guaxinins, gambás e, é claro, ursos.

Receita de s’mores cones

S’mores são normalmente preparados com marshmallow aquecidos na fogueira e cuidadosamente colocado, juntamente com um pedaço de chocolate, em um sanduíche de biscoito.

S’more cones são a próxima etapa na evolução da gordice – mas também é mais saudável pois leva fruta, e se tem fruta é diet, certo?

  • Cones de sorvete
  • Bananas picadas
  • Framboesas
  • Mirtilos (Blue berries)
  • Mini marshmallows
  • Chocochips ou raspas de chocolate
  • Papel alumínio

Preencha o cone de sorvete com as frutas, o marshmallow e chocolate, não encha demais. Embrulhe em papel alumínio e deixa na grelha sobre o fogo por 5 a 10 minutos, virando de vez em quando e evitando o contato direto com as chamas. Deixe esfriar por alguns minutos antes de abrir. Pode ser feito no forno à 180c por 5 a 7 minutos.

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK