Sobre

Esse blog conta a história da nossa família que resolveu se aventurar mudando de Curitiba – Paraná – Brasil para Montreal – Quebec – Canadá.

Como os patos migram em bando,  partimos para nosso destino junto com outros amigos que viajaram quase ao mesmo tempo. E é claro que também conhecemos novos amigos, voando, pelo caminho. Por isso é bem possível que outros “patos” venham a escrever nesse blog também.

Sinta-se à vontade para acompanhar um pouco dessa nossa história.

Sandro e Adriana.

40 opiniões sobre “Sobre

  1. Olá Adriana e Sandro,
    Eu sou aluna da Babel e coloquei o link para o blog de vocês no blog dos alunos da Babel (www.omundodababel.blogspot.com), espero que vocês não se importem !!!! E se vocês quiserem participar do blog com posts é só avisar !!!

    Um abraço,
    Danielle

  2. Parabéns pelo Blog. Minha esposa e eu lemos ele inteiro praticamente de uma vez só. Também somos de Curitiba e também temos aula com a Geneviève!!!
    Dentro de 1 ano esperamos ja estar morando em Montreal também. Continue escrevendo, esta sendo um grande aprendizado para nós!!!!

  3. Olá Adriana e Sandro, descobrimos há pouco o blog de vocês, lemos todo ele de uma só vez.

    Gostamos muito da forma objetiva e sincera que escrevem. Continuaremos acompanhando vocês.

    abraço

    Mauricio e Rosi

  4. Olá Sandro,
    Vi que você trabalha com Java. É isso mesmo? Como estão as exigências para trabalhar com Java ai? Como esta o salário?
    Trabalho com Java a 8 anos e estou no processo de ida para o quebec.
    Abraço,
    Marcos

    • Marcos,

      Respondi diretamente no seu email, mas segue um resumo da resposta:
      . Conhecimento e experiência em Java
      . Nível de francês e inglês
      . Bom CV e bom desempenho na entrevista para “passar” a sua experiência
      . Certificações ajudam (não são exigências mas ajudam)

      O salário varia muito por vários fatores, mas menos de 40000 CAD por ano, é exploração. De 50000 a 60000 é uma boa média para um imigrantes com pouco experiência local. Mas é possível ganhar ainda mais.

      Sandro.

  5. Olá, Sandro e Adriana!
    Primeiramente, parabéns pelo blog. Traz muitas informações importantíssimas para quem tem o projeto de imigrar para o Quebec, como eu. Sei que vocês devem receber inúmeros pedidos de contato, mas eu gostaria muito de entrar em contato com vocês por e-mail. Vocês se incomodariam de me informar o e-mail de vocês. Sandro, vi um post seu sobre a atuação de profissionais no mercado de TI em Montréal e queria muito te fazer algumas perguntas. Por favor, entrem em contato comigo.

    Um grande abraço!
    Danilo Ribeiro

  6. Sandro e Adriana,

    Acompanhamos o blog de vocês já faz algum tempo…
    Também fazemos parte da comunidade Brasilquebec, estamos aguardando a solicitação de exames médicos e em breve esperamos chegar por ai.
    Gostaria de saber se podemos manter contato sobre toda experiência, adaptação e principalmente as crianças.
    Por mais que pesquisemos sempre fica aquela dúvida, aquela ansiedade…

    Ficamos muito gratos.

    Francisco e Silvana

  7. Adriana e Sandro..

    Adorei o blog, li ele todo de uma vez só.hehe
    Achei super útil todas as dicas, é bom ir preparado pra tudo.
    Estamos nos preparando para ir pro Canadá ano que vem.
    Vou começar minhas aulas sábado que vem com a Geneviève.
    Gostaria de saber uma coisa, onde vejo a quantidade de bolsas que podemos levar?
    Tenho um filho de um ano e nove meses, teremos muita “tralha” pra levar, você deve saber pois tem dois..hehe
    Sempre vou passar por aqui atrás de atualizações.
    Esse blog é ótimo!!!!!
    Att. Alessandra

  8. Adriana e Sandro

    Achei seu blog hoje, e estou achando muitas coisas interessantes, e vendo muitas semelhanças dos patos que imigram em bandos…kkk
    Pois também fui aluno da Geneviève…
    Logo estarei entrando no processo federal, e quanto mais informações e contatos a gente tiver, melhor a adaptação no Québec.
    Olha, ouço muito falar que quem não é fluente em inglês, em Montréal, não consegue “se virar” com relação ao trabalho. É verdade?
    Obrigado
    Martin

    • Oi Martin,

      Seja bem-vindo. Quanto ao inglês, isso depende da área de trabalho. Mas uma coisa é certa, quem fala as duas línguas (não precisa ser fluente) tem muito mais oportunidades.

  9. Ola Sandro e Adriana,
    Primeiramente gostaria de parabenizar-los pelo blog, ele é super informativo e bem interessante.
    Eu, meu esposo e mais duas filhotinhas (1a9m) estamos no processo para o Quebec, na parte Federal, e este blog esta sendo de extrema importancia para o exclarecimento de muitas duvidas e curiosidades.
    Apesar de ja ter morado por 7 anos nos EUA estou bem preocupada e anciosa com esta mudança, ainda mais com dois crianças pequenas.
    Bem, lendo mais e mais o seu blog vejo que … que será dificil no começo eu tenho certeza que sim mas acho que agente sobrevive neh …
    PARABENS MAIS UMA VEZ E MUITO OBRIGADA PELAS INFOS.
    Abs
    Fabiana

  10. Olá!!

    Parabéns pelo blog!!! Já lí todos os posts… hehehe
    Estou escrevendo aqui, mas não sei se é o local certo….
    enfim…
    Devo chegar em montreal em março de 2012. Logo, queria perguntar algumas coisas para vcs, se for possível, é claro… hehehe

    O que posso fazer para tornar isso possível??

    Beijos,
    Keila.

  11. Ola sandro tudo bom?
    sandro como voce é da area de ti gostaria de saber se voce sabe como esta a area de infraestrutura (redes) e a area de suporte ai em montreal?
    Obrigado.

    • Johnny,

      A área de TI tem boa procura em Quebec, existe muita demanda para desenvolvimento para também nas outras áreas. É importante além do francês e inglês boa experiência anterior. Certificações também ajudam.

  12. Olá, estava lendo o blog de vocês e de outras pessoas que imigraram para o Canada e estou com uma dúvida. Quero saber se é possível iniciar uma graduação em uma universidade logo após imigrar e se é possível conciliar com o trabalho (como é aqui no Brasil). Não sei como é a estrutura de ensino deles, e tenho medo de chegar e não conseguir conciliar estudos e trabalho e acabar me frustrando. Já sou formada mas gostaria de mudar de área (devo omitir isso na entrevista?). Estou pensando em dar início ao processo ainda este ano. Parabéns pelo blog. Também sou de Curitiba :)Um abraço

  13. Olá Sandro, tudo bem?
    Sempre acesso seu blog, gosto muito dos seus posts e suas enquetes. Também acompanho a CBQ e foi por lá que li que vc quando morava no Brasil tinha empresa em seu nome (me corrija se eu estiver enganada). É que este é o meu caso, sempre fui PJ e após imigrar (previsto para 1° sem de 2013) pretendo continuar com minha empresa aberta aqui no Brasil. A minha dúvida é qto à declaração de saída definitiva. Vc sabe se quem tem empresa aberta aqui pode fazer a DSD normalmente? Sabe se isso influencia em alguma coisa na declaracao de IR de PJ?
    Se vc tiver alguma experiência para compartilhar ficarei mto grata!
    Abs
    Camila

  14. Oi Sandro, acho q vc vai lembrar de mim…estive aí em 2010 sou amigo do Jerry e da Isa….lembrou?…c nao meu piá (curitibano) estudou com sua menina no Bom Retiro… Lembrou agora….rsrsrs
    Bom seguinte estamos começando o Frances, mais me ajuda por favor estou com muitas duvidas em relação estas mudanças que dizem que irão ocorrer no processo? Vc acha q assim mesmo ainda vale a pena correr o risco e investir tempo, dinheiro sem saber se vai dar certo o processo?
    Sou contador como o Jerry e estou mto preocupado c puder me ajudar lhe agradeço. E a iAsd como esta?

  15. olá Sandro, parabéns pelo excelente blog, teu conteúdo está realmente muito completo, está me ajudando muito! Cara, eu trabalho aqui em Curitiba na empresa Celepar, trabalho com java, php e android, eu e minha mulher estamos nos preparando para tentar a imigração, estamos fazendo francês no Centre Quebec, gostaria de saber pra você como foi sua entrada no mercado de trabalho, com o que você trabalha hoje em dia aí no Quebec e como é o mercado, não li ainda todas as matérias do seu blog mas estou na batalha rs caso vc já tenha falado sobre isso, se puder só postar o link pra mim ou mesmo mandar no email tb, sem problemas e me ajudaria muito, obrigado mesmo e mais uma vez parabéns! abraço

  16. Olá Sandro. Parabéns pelo blog. Excelente conteúdo e bem fácil de ler, entender e curtir.
    Decidimos imigrar para o Quebec em Julho/13, pois não aguentamos mais o Brasil!!! Trabalhar feito um condenado para sustentar a “Máquina Pública” da qual não faço parte (nem quero fazer).

    Sou Adm. de empresas formado há 11 anos. Minha Esposa tb é Administradora formada há 10 anos. Ela está concluindo outra Faculdade (enfermagem) em Dez/2014. Sabemos da prioridade q o Processo provincial e federal dá para profissionais de enfermagem. Gostaríamos de contar com a ajuda de vcs, aprender um pouquinho com a experiência de que já passou por todo o Processo. Pode ser? Como faremos? Mandamos email a você?

    Obrigado e deseja q tudo esteja excellence com você e sua familia! Parabéns pela coragem e sucesso!!!

    Abs..

  17. Olá, Adriana e Sandro. Como eu não achei um e-mail para contato com vocês envio esse recadinho mesmo no blog. Estou em busca de músicas que fosse do Quebec, mas que fossem bem marcantes aí… Como uma garota de ipanema aqui no Brasil rsrs Agradeço desde já e aguardo resposta.
    p.s.: Se puderem me responder via e-mail posso explicar melhor porque eu preciso de músicas do Quebec.

    Ótima iniciativa de vocês!

  18. Sandro, parabéns pelo blog! Trabalho com infra de T.I (redes, servidores) gostaria de saber como está o mercado pra minha área e qual o melhor caminho pra seguir e migrar para o Canadá. ps. ainda estou lendo muita coisa… então se a pergunta for inoportuna por favor desconsidere.

  19. Sandro, adoro sua organização e o seu nível de informação! Seus posts têm me ajudado muito! Estou no final do meu processo e pretendo mudar para Montreal no início do ano que vem com meu marido e nossos 4 filhos pequenos. Eu gostaria muito de conversar com vc a respeito do melhor período para mudar, principalmente em relação às crianças. Vc poderia me mandar um e-mail? Prometo que não vou encher muito o seu saco! Obrigada!

  20. Sandro, gostaria de uma ideia a respeito de hospedagem com você, caso ocorra de ir para a Cidade de Quebec e Montreal em março/15 com minha esposa você tem alguma ideia de onde hospedar, gostaria de ficar 30 dias meio a meio, achei esses lugares você recomendaria ou tem alguma sugestão, não tenho problemas em ficar em qualquer lugar desde que tenha segurança para mim e minha esposa, obrigado.

    Quebec:
    Hotel Le Cavalier Du Moulin
    Le Haute Ville

    Montreal:
    La Nouvelle Maison JY
    Hotel Elegant

  21. Sandro, mais uma vez venho através deste tentar solucionar uma duvida em relação a estudos em Quebec, segue:
    Pesquisei em um College e eles possuem um curso de AEC – Gestion ( Gestion de projets – LCA.CL),
    Les disponibilités du programme :

    Session – Automne 2015 | Hiver 2016
    Langue – Français
    Plage horaire – Soir

    Este curso posso fazer, vou ter além de aumentar minha pontuação pela estadia(caso meu processo não seja aberto antes) alguma outra vantagem no processo de imigração, o que você acha é viável fazer este curso, obrigado.

  22. Adorei o blog e foi o primeiro que encontrei com a timeline…Parabens!
    Queria seguir pra conseguir/assinar a newsletter pra receber as notificacoes mais nao encontrei a opcao.
    Um abraco.

  23. Sandro, Tenho algumas dúvidas. Moro em Curitiba e gostaria de conversar com voce por email, ja acompanho o seu blog a bastante tempo e é o meu favorito. Trabalho com TI.

    Abraço

    Marcelo

  24. Oi Sandro!Parabéns pelo blogue e pela iniciativa da imigração!Estamos pensando nisso também, mas tenho receio quanto à empregos!Meu marido é desenvolver e trabalha com .NET.Você sabe me dizer como é o mercado aí?!Muito obrigada!

    • Flávia,

      O mercado de .NET é muito bom, TI em geral. Para ter uma boma empregabilidade, ele vai precisar provar o conhecimento do ambiente .NET. experiência pertinente e ter um francês bom e um pouco de inglês ou, em Montreal, pode ser um inglês bom e um pouco de francês.

      Boa sorte,

  25. Olá ?Tenho algumas dúvidas. Moro em Curitiba e gostaria de conversar com vocês por email, Tenho muitas dúvidas mesmo lendo muita coisa no blog a respeito de filhos, escolinhas e etc, será que posso mandar um e-mail ?

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK