Rogers Cup – Dicas

Localização da arquibancada externa

Localização da arquibancada externa

Você curte esportes? É fã de tênis? Gostaria de assistir a um evento com profissionais de alto nível sem pagar nada? Seu problemas acabaram! Vou dar aqui algumas dicas para você aproveitar um dos eventos marcantes do verão de Montreal, a Copa Rogers de tênis.

Nesse ano de 2016, Montreal vai receber o torneio feminino, com a presença de sete jogadoras top 10, incluindo as irmãs Williams. E é claro, contará também com a representante daqui de Montreal, Eugenie Bouchard. Os ingressos não muito caros, assistir uma partida das oitavas na quadra principal custa 60 dólares, como contei nesse post sobre a Copa Rogers de 2011. Mas também é possível aproveitar o evento sem pagar nada, veja como: (mais…)

Julho mês das mudanças e do abandono de animais

Cachorro abandonado ao lado de cômoda. Ok, esse é de pelúcia…

A data de primeiro de julho é conhecida no Quebec por duas coisas: o feriado do dia do Canadá, e o dia da mudança. Mas existe um terceiro fato relacionado a essa época do ano que é menos glamouroso: o abandono de animais.

Por algum motivo estranho, o Quebec adotou o mês de julho como o mês ideal para começar os contratos de aluguel. Não existe lei que impeça os contratos de se iniciar e terminar em qualquer mês, mas a grande maioria dos imóveis alugados tem seu contrato vencendo no fim de junho. Isso gera um estranho fenômeno: uma quantidade enorme de pessoas se muda no mesmo dia. Como consequência uma quantidade enorme de animais abandonados ao mesmo tempo.

(mais…)

10 diferenças entre EUA e Canadá

Caneca desenhada por Trevor Wilson que tem um site chamado www.iamnotamerican.com

Caneca desenhada por Trevor Wilson do iamnotamerican.com

“I am not American” diz a frase estampada em camisetas e até canecas. Mesmo que em um tom de brincadeira, os canadenses fazem questão de ressaltar suas diferenças culturais em relação aos vizinhos do sul. Mas muitos brasileiros sonham em morar aqui no Canadá sem pesquisar qual é a real identidade cultural Canadense.

Como eu moro a “apenas” 7 anos no Canadá e nunca morei nos EUA, eu não me considero capaz de traçar um perfil exato dessas diferenças. Mas levando em consideração o bom humor das canetas e camisetas eu arriscaria um lista bem humorada das diferenças entre essa grandes potências mundiais. (mais…)

Calor e neve ao mesmo tempo – mês de maio no Canadá

Eu já escrevi sobre as diferentes formas de medir o começo e o fim do inverno, onde explico que o inverno acaba no fim de março ou no início de abril no meu ponto de vista.

Acontece que o mês de maio é meio estranho, podendo fazer calor ou frio. Nesse ano então tem sido uma montanha russa climática capaz de fazer gripar até urso polar, porque pior que o frio são as mudanças bruscas de temperatura.

Veja o gráfico abaixo – tirado do site meteomedia.com – mostrando a oscilação do último mês onde tivemos dias agradáveis fazendo até 25 graus, intercalados com períodos de frio com direito a um pouco de neve no dia 16. Para quem planeja vir para o Canadá – principalmente a parte leste – lembre-se que os meses de maio e outubro são assim meio doidos. Para aqueles que já estão por aqui, não esqueçam de levar um bom agasalho ao sair de casa.

(mais…)

Preencher o censo ou ir pra prisão

Census

Primeira página do censo em formato eletrônico

Você já imaginou ir para prisão por se recusar a preencher o censo? Isso pode acontecer se você mora aqui no Canadá. Em 2016 o governo canadense está fazendo um censo completo da população. Todas as famílias do Canadá receberão um formulário para preencher e um quarto delas terão o formulário longo com 63 questões.

O preenchimento é obrigatório – eu já fiz o meu – e quem se recusar é passível de multa de até 500 dólares e/ou até 3 meses de cadeia. No último censo, em 2011, cerca de 50 pessoas se recusaram a preencher o formulário alegando que não queriam expor sua identidade. Será que esse realmente um problema? (mais…)

Tem franquia de Internet no Canadá?

Uma grande polêmica surgiu recentemente no Brasil, por conta da decisão das operadoras, com aval da Anatel, de colocar limites de tráfico nos contratos de acesso à Internet residencial. Para fornecer mais lenha na fogueira, fiz um vídeo apresentando como funciona aqui no Canadá a questão do acesso a Internet e dando também alguma ideia de preço.

No final um bônus: testei ao vivo a velocidade da minha conexão, será que aqui no Canadá eles entregam o que prometem? Veja o vídeo e deixe seus comentários:

(mais…)

A imigração legal é um direito?

Países como o Canadá, a Austrália e Nova Zelândia, entre outros, procuram profissionais qualificados. Um profissional qualificado brasileiro, disposto a investir no processo, tem o direito de imigrar? Ou seria melhor dizer que isso é um privilégio? No vídeo abaixo eu abordo os efeitos de pensar de uma forma ou de outra e como isso afeta as discussões nas redes sociais. (mais…)

5 coisas assustadoras ao visitar o Brasil após 7 anos no Canadá

dontdrive-sp

Reporter canadense experimenta o trânsito de São Paulo

Num post anterior, eu falei sobre a minhas impressões ao passar as férias no Brasil depois de 7 anos morando no Canadá. Nesse post eu listo o top 5 das coisas mais assustadoras que me deparei ao chegar lá. Curioso para saber qual é a coisa mais horrenda que vi no Brasil? Leia abaixo:

5. O trânsito

Tem algo mais assustador do que encarar um ônibus vindo na sua direção numa estrada de pista simples?

Desembarquei em São Paulo psicologicamente preparado para um trânsito caótico e agressivo e fui positivamente surpreendido por motoristas dirigindo de maneira mais consciente e educada do que eu pensava. Eu diria que presenciei mais pessoas afobadas e agressivas no trânsito de Curitiba que em São Paulo. Com exceção dos motoboys. (mais…)

A política brasileira na mídia canadense

BresilManif

Foto no Journal de Montréal

Para quem vier a ler esse post muito tempo depois de publicado é bom contextualizar: estamos em março de 2016. No Brasil o povo vai as ruas protestar contra a corrupção ou para defender seu ponto de vista político. Esse reavivamento político é principalmente motivado por uma economia em queda, inflação em alta, perda de valor do real frente ao dólar e os problemas de sempre relacionados a infraestrutura, ou à falta dela.

E será que tudo isso aparece aqui na mídia do Canadá? Sim mas nem tudo. As manifestações públicas e os capítulos mais marcantes dessa novela política estão sempre pipocando nos principais jornais do Canadá. Pequenos detalhes porém passam desapercebido.

A posição da mídia

Como diz a educação não devemos falar mal dos outros, certo? Portanto a mídia internacional tende a apenas relatar os fatos, evitando tomar partido na discussão. Por exemplo, acusações de corrupção geralmente não são noticiadas, mas condenações sim.

Em casos mais complicados, como o caso do grampo ou a nomeação de Lula como ministro, a imprensa tende a mostrar os dois lados da história:

“As president Dilma Rousseff swears in her predecessor and mentor as chief of staff, pro and anti-government demonstrations in cities across Brazil roll out Thursday and Friday in a Lula development called a naked attempt to avoid prosecution. Rousseff vehemently denies that Lula accepted the post to delay investigations against him related to the Petrobras probe, stressing that cabinet ministers’ special judicial standing does not grant them immunity.“It doesn’t mean that he will not be investigated,” Rousseff says.”

http://www.theglobeandmail.com/news/world/ex-president-lula-joins-cabinet/article29271592/

(mais…)

Impressões ao visitar o Brasil após 7 anos de Canadá

A caixa de chocolates que encolheu

A caixa de chocolates que encolheu

Na semana passada nós completamos sete anos vivendo no Canadá e por uma grande coincidência, passamos essa data lá no Brasil. Foi a terceira visita ao país tropical desde que nos mudamos e a impressão não foi muito diferente das visitas anteriores.

Mas duas coisas foram diferentes dessa vez: após sete anos, estarmos mais acostumados e assimilados na cultura do Canadá e nós viajamos na companhia de uma família canadense. Esse fatores acabaram amplificando as diferenças entre o país vermelho e branco e a terrinha verde e amarela.

O Brasil é um país de contrastes, por isso separei as minhas impressões em duas partes, uma lamentando o que chamo de diminuição do Brasil. E a outra exaltando a grandiosidade da nação embora uma boa parte ainda seja apenas potencial.

O país que diminuiu

Entre as várias impressões que tivemos foi a de que o Brasil diminuiu. Mas espera, o Brasil ainda é gigante pela própria natureza, mas a recente crise econômica causou o fenômeno do encolhimento das coisas. (mais…)