Vergonha: pichação brasileira em local turístico de Montreal

no commets


Isso não é arte – foto cedida pelo Ronaldo

Ontem me deparei com essa imagem na minha timeline do Facebook. Demorou alguns minutos para cair a ficha. Sim alguém pichou “Fora Temer” num muro na Place des Arts, local turístico de Montreal. É lá onde acontecem vários festivais, entre eles os Festival de Jazz e Juste pour Rire (Just for Laughs).

Para completar a vergonha, a pichação era bilíngue e a versão em francês continha um erro crasso: vat’on onde deveria ser va-t’en. Se pichar como forma de protesto é uma idiotice, pichar sobre o momento político brasileiro num outro país que não tem nada a ver com isso é total ignorância. Agora, fazer isso com erro gramatical é a redundância de imbecilidade.

Não importa o que está escrito

Antes que alguém pense que estou defendendo o Temer – alguém faz isso? – preciso explicar que não estou indignado com a mensagem escrita no muro. Pra mim tanto faz se é fora Temer, fora Dilma, fora FHC ou fora FMI. O que me incomoda é a imagem que fica dos brasileiros, vândalos, desrespeitosos e criminosos. Afinal pichação é crime. (mais…)

Sim, eu ainda leio blogs sobre imigração

orkut

Comunidade Quero ir para o Quebec no Orkut

Oi, já tem uns três meses que eu não posto nada aqui. Não abandonamos o blog, mas as últimas semanas foram corridas demais, no trabalho, na volta às aulas das crianças e tudo mais. Ok, chega de desculpas.

Para tirar um pouco as teias de aranha, vim recomendar um post do blog de uma amiga refletindo sobre os dez, sim dez/dix/ten/10 anos de Canadá. Antes de passar o link, um desabafo nostálgico. (mais…)

Reação gringa às vaias na Rio 2016

sorry

Aqui até os os ônibus são educados – fonte theloop.ca

Quando você está visitando outro país, você deve entender e respeitar a cultura local. Com isso em mente, sempre nos preocupamos em nos adaptar a maneira de fazer as coisas no Canadá, desde do primeiro dia que chegamos aqui.

Não é fácil para um brasileiro virar um canadense da noite para o dia. Ser pontual e falar baixo em lugares públicos são exemplos de hábitos complicados de mudar. Mas a cordialidade e educação canadense, que já virou até piada internacional, é um traços que sempre cultivamos mesmo ainda no Brasil. Bom dia, por favor, obrigado e me desculpe são parte essencial nas regras da boa vizinhança.

Mas voltando aos jogos olímpicos, atletas e jornalistas de todo o mundo estão impressionados pela torcida brasileira. Torcida que canta, que vibra, que faz barulho e que vaia, muito. Chegando ao ponto atrapalhar em alguns momentos.

Alguns correspondentes internacionais tentaram explicar aos seus leitores como a vaia é comum e faz parte da cultura esportiva do Brasil. Mas como um brasileiro vivendo na terra do “I am sorry“, acho que consigo entender um pouco dos dois lados e a análise abaixo pode ser interessante, principalmente se você quer morar no Canadá  – ou outro país semelhante. (mais…)

Dirigindo caminhão no Canadá

1-20160626_101656_HDR

Mudança faça-você-mesmo

Não, eu não virei caminhoneiro. Mas tudo tem a sua primeira vez e nesse post – com vídeo – eu falo sobre a experiência de dirigir um caminhão de mudanças. Também explico como é no Canadá a regra de trafegar com os faróis acessos – algo que se tornou vigente no Brasil recentemente. Por fim, apresento algumas dicas sobre dirigir carros com câmbio automático.

Dirigindo caminhão

Nós chegamos e já abraçamos o espírito faça-você-mesmo do canadense. Isso significa que, quando o assunto é mudança, você mesmo dirige o caminhão. Existem empresas que fazem a mudança, mas é uma opção cara como tudo que envolve serviços por aqui, então a solução é alugar um caminhão e chamar os amigos para carregar as coisas, mais detalhes no vídeo. (mais…)

Rogers Cup – Dicas

Localização da arquibancada externa

Localização da arquibancada externa

Você curte esportes? É fã de tênis? Gostaria de assistir a um evento com profissionais de alto nível sem pagar nada? Seu problemas acabaram! Vou dar aqui algumas dicas para você aproveitar um dos eventos marcantes do verão de Montreal, a Copa Rogers de tênis.

Nesse ano de 2016, Montreal vai receber o torneio feminino, com a presença de sete jogadoras top 10, incluindo as irmãs Williams. E é claro, contará também com a representante daqui de Montreal, Eugenie Bouchard. Os ingressos não muito caros, assistir uma partida das oitavas na quadra principal custa 60 dólares, como contei nesse post sobre a Copa Rogers de 2011. Mas também é possível aproveitar o evento sem pagar nada, veja como: (mais…)

Julho mês das mudanças e do abandono de animais

Cachorro abandonado ao lado de cômoda. Ok, esse é de pelúcia…

A data de primeiro de julho é conhecida no Quebec por duas coisas: o feriado do dia do Canadá, e o dia da mudança. Mas existe um terceiro fato relacionado a essa época do ano que é menos glamouroso: o abandono de animais.

Por algum motivo estranho, o Quebec adotou o mês de julho como o mês ideal para começar os contratos de aluguel. Não existe lei que impeça os contratos de se iniciar e terminar em qualquer mês, mas a grande maioria dos imóveis alugados tem seu contrato vencendo no fim de junho. Isso gera um estranho fenômeno: uma quantidade enorme de pessoas se muda no mesmo dia. Como consequência uma quantidade enorme de animais abandonados ao mesmo tempo.

(mais…)

10 diferenças entre EUA e Canadá

Caneca desenhada por Trevor Wilson que tem um site chamado www.iamnotamerican.com

Caneca desenhada por Trevor Wilson do iamnotamerican.com

“I am not American” diz a frase estampada em camisetas e até canecas. Mesmo que em um tom de brincadeira, os canadenses fazem questão de ressaltar suas diferenças culturais em relação aos vizinhos do sul. Mas muitos brasileiros sonham em morar aqui no Canadá sem pesquisar qual é a real identidade cultural Canadense.

Como eu moro a “apenas” 7 anos no Canadá e nunca morei nos EUA, eu não me considero capaz de traçar um perfil exato dessas diferenças. Mas levando em consideração o bom humor das canetas e camisetas eu arriscaria um lista bem humorada das diferenças entre essa grandes potências mundiais. (mais…)

Calor e neve ao mesmo tempo – mês de maio no Canadá

Eu já escrevi sobre as diferentes formas de medir o começo e o fim do inverno, onde explico que o inverno acaba no fim de março ou no início de abril no meu ponto de vista.

Acontece que o mês de maio é meio estranho, podendo fazer calor ou frio. Nesse ano então tem sido uma montanha russa climática capaz de fazer gripar até urso polar, porque pior que o frio são as mudanças bruscas de temperatura.

Veja o gráfico abaixo – tirado do site meteomedia.com – mostrando a oscilação do último mês onde tivemos dias agradáveis fazendo até 25 graus, intercalados com períodos de frio com direito a um pouco de neve no dia 16. Para quem planeja vir para o Canadá – principalmente a parte leste – lembre-se que os meses de maio e outubro são assim meio doidos. Para aqueles que já estão por aqui, não esqueçam de levar um bom agasalho ao sair de casa.

(mais…)

Preencher o censo ou ir pra prisão

Census

Primeira página do censo em formato eletrônico

Você já imaginou ir para prisão por se recusar a preencher o censo? Isso pode acontecer se você mora aqui no Canadá. Em 2016 o governo canadense está fazendo um censo completo da população. Todas as famílias do Canadá receberão um formulário para preencher e um quarto delas terão o formulário longo com 63 questões.

O preenchimento é obrigatório – eu já fiz o meu – e quem se recusar é passível de multa de até 500 dólares e/ou até 3 meses de cadeia. No último censo, em 2011, cerca de 50 pessoas se recusaram a preencher o formulário alegando que não queriam expor sua identidade. Será que esse realmente um problema? (mais…)

Tem franquia de Internet no Canadá?

Uma grande polêmica surgiu recentemente no Brasil, por conta da decisão das operadoras, com aval da Anatel, de colocar limites de tráfico nos contratos de acesso à Internet residencial. Para fornecer mais lenha na fogueira, fiz um vídeo apresentando como funciona aqui no Canadá a questão do acesso a Internet e dando também alguma ideia de preço.

No final um bônus: testei ao vivo a velocidade da minha conexão, será que aqui no Canadá eles entregam o que prometem? Veja o vídeo e deixe seus comentários:

(mais…)