Lições aprendidas com a isenção de visto para brasileiros

og-eta-engFinalmente saiu a isenção de visto para alguns brasileiros: aqueles que já tiveram visto canadense nos últimos 10 anos ou tem um visto válido dos Estados Unidos. Apenas nesses casos você pode solicitar um ETA (Eletronic Travel Authorization) no lugar do visto e, atenção, só vale para viagens aéreas. De barco ou carro o visto ainda é necessário, pelo menos são essas as regras hoje: 19 de Maio de 2017. Amanhã, je ne sais pas.

Essa boa notícia me fez tirar as teias do blog, depois de alguns meses sem postar. Acredite, a vida tá bem corrida por aqui, no bom sentido. Mais do que o anúncio em si da implantação do ETA, eu queria destacar algumas lições aprendidas com esse evento. Dicas valiosas para quem quer entender como funcionam os trâmites para estudar ou morar no Canadá.

Não conte com o ovo dentro da galinha

Em outubro de 2015 o governo canadense publicou a intenção de incluir o Brasil no programa de ETA’s em 2016. Nesse momento pipocaram posts nas redes sociais e até notícias na mídia sobre a tal “isenção” de visto. Faltando poucos meses para a medida entrar em vigor, o governo canadense revisou seus planos e retirou o Brasil da lista dos países que entrariam no programa em 2016.

Acredito que muitas pessoas que confiaram nas notícias como algo garantido podem ter sido frustradas por essas mudanças de planos. A questão aqui é, não conte com o ovo dentro da galinha, as autoridades canadenses já mudaram várias vezes as regras em relação aos programas de imigração. Esteja preparado então para as mudanças.

Cuidado com as manchetes sensacionalistas

Nós vivemos na era do cyber-marketing. E por isso essa notícia foi vinculada das formas mais diversas, a maioria usando títulos sensacionalistas, verdadeiros clickbaits. Seja para atrair clientes ou para ganhar views, muitas das as chamadas davam a entender que a isenção era universal, quando na verdade é aplicável apenas aos casos mencionados acima. Em poucos casos, o título mencionava que o ETA se aplica a casos específicos.

Infelizmente a Internet se encheu de sites. blogs. vlogs e grupos de discussão com fins comerciais, tratando sobre o Canadá. São agências de intercâmbio, escola de línguas, consultoria de imigração e outras pessoas que ganham a vida, geralmente honestamente, com essa questão da imigração ou intercâmbio no Canadá. O problema é que isso polui de certa forma a busca por informações, trazendo informações desencontradas. Alguns exemplos baseados em fatos reais tirados do Facebook:

Fulano: tenho apenas o segundo grau completo, não falo nada de inglês e tenho cinco mil reais em poupança, meu perfil é bom para imigrar para o Canadá?

Representante 1: o que te falta é o inglês, venha estudar conosco na escola de línguas XYZ, faça um orçamento sem compromisso.

Outro exemplo:

Ciclano: terminei meu college no Canadá mas estou com dificuldade de arrumar emprego.

Representante 2: por isso nós da Intercâmbios Tabajara sempre recomendamos fazer um intercâmbio antes de imigrar para o Canadá, faça um orçamento sem compromissos.

Deixo vocês julgarem os diálogos acima, mas devo dizer que sinto saudades do tempo que as pessoas davam palpites apenas conforme experiência própria ou indicavam sites oficiais. O que nos leva ao terceiro ponto:

Confie apenas nas informações oficiais

Muitos desses sites que postam manchetes sensacionalistas tentam se disfarçar de sites oficiais, enganado muitos dos que estão começando na busca de informações sobre o Canadá. Dois exemplos de sites em inglês: canadavisa.com e cicnews.com. Esse último, propositadamente, se confunde com o site oficial federal: www.cic.gc.ca.

No meio de tantas fontes de informação é difícil definir o que é confiável ou não. Então dica é: informe-se para saber quais são os sites oficiais e ao surgir alguma notícia chamativa demais, corra nos sites oficiais para confirmação.

Já faz tempo que publiquei na página: guia de imigração, uma lista de sites oficiais, não é uma lista completa pois existem mais links já que são mais de 60 programas diferentes de imigração existentes no Canadá. Mas, não confie nem no meu blog, confira sempre as informações oficiais e boa sorte.

 

 

 

Deixe uma resposta

OU COMENTE USANDO O FACEBOOK